População usa celular contra crime nos EUA

Uma nova tecnologia pretende levar a colaboração entre população e polícia para outro nível, principalmente nas grandes cidades, como Nova York. Na última quarta-feira (17) o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, disse que planeja instalar um novo sistema para que os centros de atendimento da polícia possam receber imagens e vídeos digitais, enviados de telefones celulares ou computadores.

“Se você vê um crime em progresso ou um edifício em uma condição perigosa, poderá transmitir as imagens pelo celular para o 911 ou on-line, para o site NYC.gov”, afirmou o prefeito. A tecnologia também irá eventualmente ser estendida para o 311, linha estabelecida para lidar com situações não-emergenciais. Bloomberg disse que a nova capacidade levará “as agências da cidade a lidar com as situações de maneira rápida e eficiente”.

Um representante do gabinete do prefeito afirmou na quinta-feira (18) que o programa está nos estágios iniciais de planejamento. Nenhuma empresa foi escolhida ainda para fornecer a tecnologia que será utilizada.

A companhia PowerPhone anunciou em agosto um novo software que permite que as fotos e vídeos digitais cheguem ao 911. Para isso, o usuário deve avisar ao operador da polícia que deseja mandar uma imagem, e o oficial encaminha para essa pessoa uma mensagem de texto. Na resposta do torpedo, o usuário manda a foto ou vídeo.

“Com mais de 741 milhões de celulares em todo o mundo equipados com alguma tecnologia de envio de imagens, o serviço permite à população capturar informações importantes sobre atividades suspeitas ou perigosas, o que pode ser bastante útil para a polícia”, afirmou Chris Salafia, diretor-executivo da PowerPhone.

Geralmente, os telefones celulares não permitem o envio de fotos ou vídeos durante a ligação original. Por isso, é preciso encerrar a chamada. A operadora Cingular Wireless, porém, pretende oferecer um serviço que possibilita o envio durante a chamada. Os usuários deverão ter telefones com tecnologia 3G, para poder executar essa função.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos