Técnicos alagoanos irão a Brasília discutir ações de desenvolvimento do Estado

Na próxima segunda-feira, uma equipe técnica do governo alagoano, liderada pelo secretário de Planejamento, Sérgio Moreira, estará em Brasília para iniciar as discussões em torno de uma agenda de desenvolvimento para o Estado, em conjunto com representantes do governo federal. A informação foi dada pelo assessor especial do presidente Lula, Vicente Trevas, que veio nesta quarta-feira, a Maceió, juntamente com o ministro da Integração Nacional, Pedro Lopes.

“O presidente Lula designou o seu assessor especial para comandar uma força-tarefa que vai estudar as demandas de Alagoas e trazer os projetos do governo federal”, disse o governador Teotonio Vilela Filho. “A missão irá cruzar os nossos projetos com os programas federais. Isso nos dá um conforto muito grande, permitindo uma arrumação financeira do Estado”, ressaltou.

Vicente Trevas informou ainda que, na sexta-feira da próxima semana, ele e representantes de todos os ministérios virão a Alagoas trabalhar a conclusão da agenda de desenvolvimento para o Estado, que vai incluir as áreas de obras e projetos, créditos financeiros e gestão. “A nossa missão será manifestar solidariedade federativa ao Estado, que vive um momento importante nesse início de governo”, afirmou.

Segundo o assessor, o objetivo, é compartilhar uma agenda para enfrentar as desigualdades sociais e regionais dos estados nordestinos. “Vamos trabalhar no sentido de colocar Alagoas em um novo processo de desenvolvimento”, ressaltou. Disse ainda que a intenção do governo federal é trazer os programas federais para reforçar os que estão sendo implementados, a exemplo do Bolsa-Família. Trevas lembrou que Alagoas é o que recebe, proporcionalmente, um maior volume de recursos.

“O governo federal também irá fazer gestões para alcançar o equilíbrio federativo”, afirmou, acrescentando que na próxima reunião do presidente Lula com todos os governadores serão iniciadas as discussões sobre a reforma tributária, oportunidade em que os estados deverão apresentar suas propostas.

Gestão

De acordo com o secretário de Planejamento, Sérgio Moreira, a agenda de trabalho a ser discutida com o governo federal será denominada “Matriz de problemas e soluções”. A proposta inclui as áreas de obras e programas, créditos financeiros, habilitação do Estado para projetos federais e gestão profissional, dando ênfase à capacitação de servidores para atuar na elaboração de convênios com instituições nacionais e internacionais.

“Pretendemos estabelecer uma governabilidade política e institucional com a União, independente de posições partidárias”, comentou o secretário, acrescentando que a proposta é buscar um diálogo democrático com o governo federal para atender as demandas de Alagoas.

Ao ressaltar que o atual governo está trabalhando para um “futuro melhor para o Estado”, Moreira se disse otimista em relação ao alcance dessa meta. “Precisamos apenas de mais demandas para termos capacidade de investimentos, porque Alagoas atravessa mais uma vez um período especial por voltar a ter problemas de caixa. O problema é de gestão financeira e estrutural, mas há espaço para crescimento”, concluiu.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos