Conselho Municipal de Saúde apura denúncias de extorsão

Alagoas24horasServidores da Saúde em assembléia

Servidores da Saúde em assembléia

A denúncia de extorsão contra o Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (Sindacs) foi tema da plenária realizada, na tarde de hoje, pelo Conselho Municipal de Saúde. O Sindicato está sendo acusado de exigir dinheiro das prestadoras de serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em troca da aprovação de projetos. Durante a reunião, foram discutidas as formas de apuração feitas pela Comissão de Ética acerca da denúncia, além de problemas relativos à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente da União dos Agentes de Saúde de Alagoas, Maurício Sarmento, conta que a fraude foi descoberta após o conhecimento de uma gravação em CD que mostrava como o esquema acontecia. Alguns agentes de saúde explicam que a prática era constante e que muita gente desconfiava, mas somente agora – há pouco mais de um mês – foi descoberta.

No esquema alguns membros do Sindacs pediam dinheiro a empresa Pontual, que presta serviços a Secretária de Saúde, para aprovar alguns projetos. “Os acusados também faziam parte do Conselho de Saúde, e vinham realizando a prática há algum tempo. Após as denúncias eles foram afastados até que o inquérito seja concluído. Queremos esclarecer estas questões para não pagar pelos erros de alguns servidores. Prestamos serviços à sociedade de forma limpa. Queremos apenas que a situação seja resolvida e os culpados penalizados”, afirma.

De acordo com o conselheiro, Felix Villanova, o caso ainda está sendo apurado e deve ser comunicado as autoridades. “Por ser recursos federais seria necessário comunicar ao Ministério Público Federal e a Polícia Federal, além de pedir orientação nos encaminhamentos para que depois ninguém entrasse com uma liminar ou mandado de segurança”, disse.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos