Ex-presidente Collor é um dos menos votados do Senado

Alagoas24horas/ArquivoDurante a votação, Collor chegou a dizer que a eleição não é fácil

Durante a votação, Collor chegou a dizer que a eleição não é fácil

Às vésperas das solenidades de posse do legislativo, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou a listas dos dez deputados e senadores menos votados, em números absolutos e proporcionais.

De Alagoas, aparece na lista proporcional o nome do ex-presidente Fernando Collor de Mello (PRTB), que obteve a quinta menor votação, com 44,04% dos votos válidos e 550.725 votos.

No Senado, o menos votado, em números absolutos, foi o senador reeleito Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), com 98.860 votos, apesar de ter ficado em nono lugar entre os senadores mais votados proporcionalmente, com 55,29% dos votos válidos no Estado.

Em segundo lugar, vem o ex-presidente da República e senador reeleito José Sarney (PMDB-AP), com 152.486 votos. Sarney, em compensação, ocupa a décima posição entre os mais votados proporcionalmente (53,87%).

O terceiro menos votado foi o senador Tião Viana (PT), que se reelegeu pelo Acre, com 187.432 votos. Mas, em termos proporcionais, foi o campeão, com 88,76% dos votos válidos.

Expedito Junior, recém-filiado ao PR de Rondônia (mas eleito pelo PPS), ficou em quarto lugar entre os menos votados, com 267.728 votos. Em quinto, está a deputada Kátia Abreu (PFL), que se elegeu senadora pelo Tocantins, com 325.051 votos.

Já quanto à proporção de votos válidos no estado, o menos votado foi senador reeleito Pedro Simon (PMDB-RS), com 33,93%. Por outro lado, ocupa a nona posição entre os mais votados em números absolutos, com 1.862.560 votos.

Com 39,37% dos votos válidos, Epitácio Cafeteira (PTB-MA) foi o segundo menos votado proporcionalmente, seguido por Expedito Junior, que obteve 39,58%, pelo ex-presidente Fernando Collor (PRTB-AL), e por Rosalba Ciarlini (PFL-RN), com 44,18%.

Câmara dos Deputados

Dos dez deputados eleitos com o menor número de votos absolutos, nove são da região norte. Dentre esses, seis são de Roraima – inclusive o menos votado, que foi Édio Lopes (PMDB), eleito com 8.153 votos. Dentre eles, está o líder do PR (ex-PL) na Câmara, Luciano Castro.

São Paulo entra nesta lista com uma curiosidade. A deputada Aline Correa (PP), que foi a sétima menos votada com 11.132 votos, é a campeã com a menor votação percentual do país: 0,05% dos votos válidos em São Paulo. Amapá completa a lista dos votos absolutos com o terceiro, sexto e décimos colocados.

Os dez deputados eleitos com menor percentual de votos em relação ao eleitorado de seus respectivos estados estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os paulistas elegeram oito dentre os dez parlamentares menos votados proporcionalmente.

Apesar de ser o menor índice percentual do país, a parlamentar Aline Correa obteve três mil votos a mais do que Édio Lopes, eleito com o menor número de votos absolutos.

Houve empate no sexto lugar dos menos votados em termos percentuais. Os deputados Dr. Talmir (PV-SP) e Suely (Prona/PR-RJ) receberam 0,29% dos votos de seus estados.

Minas Gerais elegeu o nono deputado menos votado. Os mineiros deram 0,36% dos votos a Carlos Willian (PTC). Três deputados ocupam a décima posição com 0,38% dos votos. São eles: Camarinha (PSB) e Vadão (PP), ambos de São Paulo, e Felipe Bornier (PHS-RJ).

Com TSE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos