Wilson Barreto assume o Lifal com o desafio de saneá-lo financeiramente

Agência AlagoasWilson Barreto assume órgão com missão de superar crise financeira

Wilson Barreto assume órgão com missão de superar crise financeira

O novo diretor-presidente do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas (Lifal), Wilson Barreto Prado, assumiu o cargo nesta segunda-feira com o compromisso de superar a grave crise financeira e administrativa por que passa o órgão e transformá-lo num dos principais laboratórios do Brasil. A solenidade de posse foi presidida pelo governador Teotonio Vilela Filho e realizada no auditório do Palácio República dos Palmares.

O governador iniciou o seu discurso lembrando que no dia do aniversário de Wilson Barreto, ele estava recebendo um dos maiores desafios da sua vida. “O Lifal está doente, o que é um paradoxo, assim como o Estado de Alagoas também está, mas Wilson Barreto foi escolhido para participar da equipe de governo, devido a sua experiência em uma vida exemplar como empresário”, destacou.

Teotonio Vilela reafirmou o seu compromisso em honrar o pagamento da isonomia dos professores e que a adoção de medidas amargas foi necessária para não descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Em Alagoas metade da população segundo o IBGE, encontra-se abaixo da linha de pobreza, e não podemos descumprir a LRF, o que prejudicaria projetos como a construção de casas populares e a conclusão do Canal do Sertão, que dependem de recursos federais”.

O governador agradeceu a Wilson Barreto por ter aceito o convite para recuperar o Lifal e resgatar a sua real função de produzir medicamentos mais baratos. Em seu discurso, Barreto afirmou que o Lifal, por ser uma empresa de economia mista, precisa gerar lucro. “Como toda empresa mal administrada, o Lifal tem problemas e possui um passivo em torno de R$ 80 milhões. A minha missão é torná-lo lucrativo, com o objetivo de atender à população carente de Alagoas”, disse.

Produção

Atualmente, o Lifal mantém 40% da produção graças a um consórcio com o laboratório Medape de São Paulo. Segundo Wilson Barreto, a meta é ampliar a produção e a distribuição de medicamentos, além de trabalhar pela redução dos preços. “Neste ano iniciaremos a produção e distribuição de remédios para o SUS, como o Tracolimus, utilizado no combate à rejeição de órgãos transplantados. Também investiremos na fabricação de medicamentos para o tratamento de câncer”, completou.

A posse foi prestigiada pelo vice-governador José Wanderley Neto; pelo deputado federal Givaldo Carimbão; secretários de Estado; empresários e pelo superintendente do Sebrae, Marcos Vieira.

Trajetória

Natural de Santa Rosa de Lima (SE), Wilson Barreto chegou em Alagoas em 1979. Com quase 30 anos de Maceió, Wilson Barreto assumiu vários cargos no setor do comércio, onde dirigiu por oito anos a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e modernizou a entidade. Entre os títulos recebidos nesse período estão os títulos de cidadão alagoano e maceioense e as comendas Visconde de Sinimbu, da prefeitura de São Miguel dos Campos, e a Marechal Floriano Peixoto, do governo do Estado.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos