Hemoal realiza campanha de Carnaval e distribui camisas para doadores

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) prossegue, até sexta-feira, 9, com a campanha de carnaval promovida para incentivar a doação de sangue entre os alagoanos. Com o slogan “Ajude nosso banco a ficar no vermelho”, a iniciativa tem o propósito de estabilizar o estoque de sangue da Hemorrede Pública de Alagoas, e distribuirá, a cada doador, uma camisa confeccionada especialmente para a campanha, além de um lanche especial.

Para se ter idéia, somente durante o feriadão de carnaval, a demanda de transfusões triplica, necessitando que o estoque do Hemoal esteja normalizado para suprir a grande demanda. Os números evidenciam que, em dias normais, o consumo de sangue somente para a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages é de 65%. Já durante o carnaval, a necessidade de transfusões chega a 85%, sem contar com as demais unidades hospitalares do Estado e minipronto-socorros.

Mobilizando toda a equipe muldisciplinar do Hemoal – médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos e pessoal de apoio, a instituição estará funcionando em horário especial, das 7 às 19 horas, além de ampliar o número de profissionais que estarão atendendo aos doadores. Contudo, somente os candidatos à doação com idade superior a 18 anos, 50 kg e portando um documento de identificação com foto, poderão comparecer ao órgão, localizado em prédio anexo a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, no bairro do Trapiche.

Além destes pré-requisitos, o candidato à doação voluntária também não pode ter contraído doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, ainda, que ele compareça ao Hemoal bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes não é permitida a doação e, no caso dos doadores, que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Fonte: Josenildo Törres

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos