Flor virtual homenageia garoto morto no Rio

DivulgaçãoRosa vermelha invade p áginas de recados no Orkut

Rosa vermelha invade p áginas de recados no Orkut

Diversos internautas passaram a exibir, nesta semana, uma flor vermelha em diferentes ferramentas virtuais de comunicação. A imagem divulgada no site de relacionamentos Orkut e no comunicador instantâneo MSN Messenger tem como objetivo prestar uma homenagem a João Hélio Fernandes Vieites, o menino de seis anos que morreu na última quarta (7) depois de ficar preso no cinto de segurança e ser arrastado em um assalto.

Usuários do MSN Messenger passaram a utilizar, na frente de seus nomes, o símbolo (f), que exibe uma rosa vermelha. Já no Orkut, os internautas colam a imagem dessa mesma flor na página de recados de seus contatos. Outros membros dessa rede social vão além: substituem suas fotos pela rosa que homenageia o garoto.

“Vamos fazer uma homenagem a João Hélio Fernandes, 6 anos, que morreu sendo arrastado, na quarta-feira, no Rio de Janeiro. Coloque uma rosa no seu ORKUT, no seu MSN e repasse esta mensagem. Esta violência tem que acabar. Façamos este protesto silencioso. Se nos unirmos em torno do protesto contra algo tão revoltante, seremos um bloco que fará alguma diferença”, diz uma mensagem da comunidade LUTO – João Hélio Fernandes, com 37,6 mil usuários cadastrados.

Desde que se tornou popular no Brasil, o Orkut passou a refletir a indignação das pessoas em diversos casos. Foi assim, por exemplo, com o acidente do avião da Gol, quando os perfis dos passageiros mortos tornaram-se verdadeiros memoriais.

“Pode ser reconfortante para os familiares entrar nas páginas e ver como a pessoa falecida era querida. Esta é uma face nova do luto que funciona de maneira parecida com um registro fotográfico”, afirmou Andréa Nolf, psicóloga do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática (NPPI) da PUC-SP, comentando as homenagens para falecidos feitas na internet.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos