Carnaval e as estradas

É no carnaval, festa mais popular do Brasil, que todos os anos o número de acidentes em nossas estradas aumenta, motivados pelos excessos de imprudência cometidos por motoristas-foliões.

Nunca é demais lembrar a necessidade de adotarmos uma série de providências, que aumentem as condições de segurança para todos os usuários de nossas rodovias nesse período de intenso movimento. Primeiro, uma revisão no veículo é sempre importante, verificando as condições gerais, principalmente, motor, freios e pneus. Segundo, uma reflexão individual de cada motorista, evitando não beber antes de dirigir seu veículo, tendo uma maior consciência e uma devida educação no trânsito.

Maceió, com suas principais praias situadas a poucos quilômetros, tanto no Litoral Norte, como no Litoral Sul, recebe um grande número de automóveis que se deslocam em ambos os sentidos, criando engarrafamentos na AL-101 Norte e AL-101 Sul.

Para que tenhamos um carnaval tranqüilo, sem vítimas no trânsito recomendamos a todos: 1º) evitar deslocamentos constantes onde é grande o fluxo de veículos; 2º) obedecer aos limites de velocidade permitidos pelo DER ou DNIT, dependendo da rodovia ser de jurisdição estadual ou federal; 3º) nunca ultrapassar outro veículo com dúvida; 4º) jamais entrar numa curva acelerando, ou seja, se tiver de acelerar deixar para fazer dentro da curva e de forma moderada; 5º) usar necessariamente o cinto de segurança, tanto para os passageiros da frente como para os de detrás; 6º) utilizar luz baixa para cruzar com outros veículos no período da noite; 7º) nunca dirigir colado com a traseira de outro veículo, pois em caso de frenagem pode haver colisão.

Enfim, estas e outras providências são conhecidas de todos, mas nunca é demais lembrá-las. Deve-se sempre ter em mente aquela frase conhecida: “Não faça do seu carro uma arma, a vítima pode ser você”. O carnaval é motivo de alegria e não de tristeza. Brinquemos com responsabilidade, com prudência, porque outros carnavais virão.

Veja Mais

Cuidado com a dengue!

Com o verão, o receio de outra epidemia da dengue voltou a inquietar a mente de autoridades sanitárias e do...

A vez agora é dos gatos

A cachorrada ainda toma conta dos lares brasileiros! Hoje os cães de estimação compõem uma população de aproximadamente 67,8 milhões...

Deixe um comentário

Vídeos