Lessa: ‘Não serei a Geni do governo Teotonio’

Em entrevista exclusiva ao Alagoas 24 Horas, o ex-governador Ronaldo Lessa afirmou, mais uma vez, que está decepcionado com a nova equipe que administra o Estado e garante que não será a ‘Geni’ do governo Teotonio Viela. Ele reafirmou que o governador entregou Alagoas nas mãos usineiros que faliram o Produban e que Téo só se elegeu porque contou com o seu apoio e imagem durante a campanha política.

"Eu não serei a Geni do governo Teotonio Vilela. Alagoas é um Estado pobre e, para administrá-lo, é preciso ter criatividade e vontade de trabalhar. Se eles não têm, desistam". É assim que estão os sentimentos do ex-governador Ronaldo Lessa, presidente estadual do PDT, com relação ao ex-aliado político Teotonio Vilela Filho.

Lessa acusou o governador de colocar Alagoas nas mãos daqueles que destruíram as finanças do Estado. "Eles faliram o Produban. Se continuarem assim, vão acabar com Alagoas também", disse.

Mentira

Ronaldo Lessa afirmou que pediu ao governador Teotonio Vilela para desmentir o rombo de R$ 400 milhões, que havia sido anunciando pela equipe de governo, nos primeiros dias deste ano.

"Antes de decidir romper com esse governo, eu conversei com o Téo. Pedi para ele desmentir o fato, mas ele me enrrolou por 14 dias. Daí, resolvi não esperar mais. Esse número é uma mentira, nós deixamos algo em torno de R$ 230 milhões, e mesmo assim, com ativos a receber, o que significa dizer que esse dinheiro não deixaria de ser resposto aos cofres públicos", garantiu.

Diferenças ideológicas

"O que hoje me separa do governador são as nossas diferenças ideológicas. Ele é um governador elitista, com visão apenas para os interesses da Cooperativa dos Usineiros. Acho que ele tem que pensar mais nos pobres e na classe média. Mas na verdade, usineiro trabalha dessa forma, para cassar os direitos dos trabalhadores, por isso, ele retirou os reajustes dos servidores públicos", alfinetou Lessa.

O ex-governador também criticou o fim das Secretarias Especializadas em Direitos Humanos, Minorias e Esporte.

"O Esporte jamais poderia ter vinculação com a Educação, que, por si só, já tem uma imensidão de problemas para administrar. Num Estado pobre como o nosso, incentivar nossos atletas e a juventude carente é uma forma de combater a violência e descobrir novos desportistas de talento", comentou.

Ronaldo Lessa disse também que, se fosse a atual secretária da Mulher, Direitos Humanos e Minorias, Wedna Miranda, deixaria a pasta para não ter seu nome alvo de zombaria e humilhações. "Isso é uma loucura. Como fazer políticas públicas para a mulher, cuidar dos jovens infratores, administrar o Procon e preservar os direitos dos homossexuais, quilombolas, índios e negros? É humanamente impossível", desafiou ele.

Recado

Por final, o ex-governador mandou um recado ao governador Teotonio Vilela: "Só se fazem políticas públicas com pessoas, com técnicos, com uma equipe disposta a trabalhar. Não é reduzindo a quantidade de servidores que as coisas vão melhorar, pelo contrário, os recursos humanos são imprescindíveis para que o serviço público funcione com eficiência", afirmou.

Lessa também lamentou o fato de o governador ter dito que a gestão passada comprometeu as futuras gerações.

"Eu peguei o Estado com 159 mil vagas nas escolas públicas e criei outras 200 mil em apenas oito anos, ou seja, o dobro da quantidade de alunos que existia ao longo de toda a história de Alagoas. Fiz dezenas de concursos públicos, valorizei a auto-estima do servidor e um outro dado bastante importante, reduzimos a mortalidade infantil que era de 70 para cada mil crianças nascidas, para menos de 30", explicou ele.

Ele também assegurou que, por enquanto, não volta mais a apoiar o governador. "Enquanto ele governar apenas para a elite, eu não estarei ao seu lado. Só se ele mudar e muito de comportamento", advertiu Ronaldo Lessa.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos