Tony Blair anuncia retirada de tropas do Iraque hoje

G1Mil e quinhentos homens da Inglaterra serão retirados do Iraque

Mil e quinhentos homens da Inglaterra serão retirados do Iraque

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair anunciará hoje a retirada parcial de tropas do Iraque, segundo informou a imprensa do país.

Ele deverá comunicar ao Parlamento detalhes da retirada de um total de três mil soldados até o final de 2007. O primeiro contingente de 1500 homens deve voltar ao Reino Unido dentro de algumas semanas. Depois desse primeiro grupamento, outro de 1.500 militares retorna no Natal.

É o terceiro aliado dos Estados Unidos que anuncia a saída do Iraque. Em 2004, a Espanha retirou as tropas e, no ano passado, o Governo da Itália tomou a mesma decisão.

Blair já teria comunicado ontem a decisão ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush , que se prepara para enviar outros 21 mil soldados ao Iraque. O Governo norte-americano vê a intenção de forma positiva.

"Consideramos isto um êxito. Queremos ver nossas tropas regressarem o mais rapidamente possível", disse o porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe, sugerindo que a decisão britânica é um sinal da crescente estabilização no Iraque. Porém, afirma a necessidade de soldados americanos permanecerem para ajudar os iraquianos a estabilizarem o país.

O Reino Unido tem atualmente no Iraque 7.100 militares, que constituem o segundo contingente presente no solo iraquiano, atrás somente dos Estados Unidos. A maior parte dos militares britânicos está baseada perto da cidade de Basra, no sul do país.

Operação ‘Sinbad’
Tony Blair anunciou no domingo (19) que a operação Sinbad, que transfere o controle da segurança na província de Basra para autoridades iraquianas, está completa e foi bem-sucedida.

Em entrevista para a rede BBC, o primeiro-ministro britânico rejeitou as acusações de ser responsável pela violência sectária que assola o Iraque, mas acrescentou que Reino Unido e Estados Unidos têm o dever de pôr um fim na ocupação.

Blair disse que Washington não está pressionando Londres para que as tropas sejam mantidas no Iraque e reconheceu que a segurança é diferente em Basra e em Bagdá.

Baixas
A ONU afirmou em janeiro que pelo menos 34.452 pessoas morreram e outras 36.685 ficaram feridas em 2006 no Iraque.

Um total de 132 militares britânicos morreram desde o início da invasão do Iraque pela coalizão internacional, em março de 2003. As baixas americanas desde essa data chegam a 3.127 homens, segundo um balanço baseado em dados do Pentágono.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos