Defesa Civil apresenta Plano de Mobilização e Articulação

Representantes de sete dos 15 órgãos que formam a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) se reuniram amanhã pela manhã para apresentar o Plano de Mobilização e Articulação.

O Plamar – como o plano é mais conhecido – define as atribuições de cada um dos órgãos do município em situações de alerta como enchentes, desabamentos e deslizamentos de terra.

A Secretaria de Assistência Social, por exemplo, fica responsável pelo levantamento das famílias desabrigadas e desalojadas, enquanto a Secretaria de Habitação viabiliza uma moradia temporária para essas mesmas famílias. Apesar de voltado para todo o ano, o Plano é direcionado principalmente para o período de inverno, quando as chuvas são mais freqüentes.

Além dos representantes de órgãos como as superintendências municipais de Obras e Urbanização (Somurb), de Limpeza Urbana (Slum), de Energia e Iluminação Pública (Sima), e de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), lideranças comunitárias dos Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs) também participaram do encontro.

A apresentação do Plamar também contou com a participação do professor Luiz Carlos Molion, do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e responsável pelo Sistema de Radar Meteorológico de Alagoas (Sir-mal).

Segundo o coordenador de Defesa Civil do município, coronel Antônio Campos Almeida, a Prefeitura também já deu início a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos, uma exigência do governo federal por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos