Em busca de melhor estrutura, Delegacia da Mulher pode ser transferida

Considerada a especializada com um dos maiores efetivos do Estado, a Delegacia da Mulher passou a funcionar, desde ontem, 24 horas por dia, mas já enfrenta problemas estruturais.

De acordo com a delegada Fabiana Leão, para o atendimento normal, a sede localizada na Rua Boa Vista, no bairro do Centro, servia às necessidades da delegacia, entretanto, com o aumento do horário de funcionamento e do efetivo, que hoje conta com 59 servidores, sendo quatro delegadas, 41 policiais, seis escrivãs e oito estagiários, subdivididos em três turnos, o local se tornou inadequado para o atendimento das mulheres vítimas de violência.

“Já estamos negociando com a direção da Polícia Civil um novo local para a delegacia, que provavelmente se instalará na parte alta da cidade, que nos ofereça mais espaço e conforto para o atendimento às mulheres, além de alojamentos adequados para os policiais”, afirmou a delegada.

Fabiana Leão afirmou, ainda, que atualmente a delegacia está com nove presos – quando a capacidade é oito – à espera de transferência para o Sistema Prisional, e que até a proximidade entre agressores e vítimas deve ser levada em consideração pela delegacia, que recebe principalmente mulheres e crianças que foram vítimas de violência.

A delegada avalia que após a aprovação da lei Marinha da Penha, os agressores tomaram maior consciência da aplicabilidade da punição. “Anteriormente, um agressor comparecia à delegacia, assinaria um termo e seria liberado. Após a aprovação da Maria da Penha, se um agressor for pego em flagrante ele ficará preso”, explica.

Leão orienta as mulheres que forem agredidas ou sofrerem ameaças de seus companheiros que acionem imediatamente a Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo, e posteriormente procure a especializada, para que seja aberto um inquérito.

As mulheres podem entrar em contato com a Delegacia da Mulher também pelo telefone 3321-0676.

Atualmente, a especializada conta com duas delegadas titulares, Fabiana Leão e Luci Mônica, e assistentes, Paula Mercês e Rebeca Cordeiro.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos