Avião cai na Indonésia, pega fogo e dezenas se salvam

G1G1

Uma autoridade indonésia informou que 23 pessoas, incluindo dois australianos, morreram nesta quarta-feira (7) no acidente de avião da companhia aérea estatal Garuda.

A confirmação sobre o número de mortos foi enviada em uma mensagem à agência Reuters por Rustam Pakaya, chefe do centro de crises do ministério da Saúde indonésio.

A tragédia aconteceu um dia depois de um terremoto sacudir a ilha indonésia de Sumatra, matando pelo menos 70 pessoas.

O Boeing 737-400 transportava 133 passageiros e sete tripulantes quando caiu por volta das 7h (horário local), depois de decolar de Jacarta.

O incidente aconteceu no início da manhã desta quarta-feira. O avião realizou uma violenta aterrissagem no aeroporto de Yogyakarta, pegou fogo e ficou carbonizado.

Antes, fontes do aeroporto disseram que 48 pessoas haviam morrido, informação que foi desmetida pouco depois pela companhia aérea. O número divulgado pela Garuda Airlines foi de 22 mortos, um a menos do que o indicado pela autoridade indonésia.

O porta-voz da companhia aérea, Pujobroto, disse que as equipes de resgate encontraram no avião 21 corpos. Uma pessoa teria morrido depois de ser retirada, enquanto recebia atendimento.

Dezenas de passageiros saltaram pelas saídas de emergência da aeronave da Garuda Airline nos campos de arroz da área para escapar das chamas, que reduziram o avião a destroços carbonizados de metal retorcido.

Um sobrevivente disse à Reuters que os passageiros foram avisados de que haveria turbulência, e que a maioria reagiu de forma calma e ordeira diante das circunstâncias.

"Conforme nos aproximamos do solo e eu conseguia ver os telhados de nossa janela, o avião ainda balançava e sacudia", disse Ruth Meigi Panggabean, que trabalha para o grupo humanitário World Vision.

"Então o avião bateu de encontro ao solo e derrapou, daí bateu de novo antes de parar", disse ela.

O presidente Susilo Bambang Yudhoyono ordenou que o ministro da Segurança investigue questões "não técnicas" relacionadas ao acidente com o avião, disse o secretário de gabinete Sudi Silalahi a jornalistas.

Destino turístico

Yogyakarta, a cerca de 440 km a sudeste de Jacarta, é conhecida como o centro cultural da Indonésia e é um destino turístico popular.

A pista do aeroporto Adi Sucipto, onde aconteceu o acidente, é reconhecidamente curta. Os sobreviventes do acidente foram levados a hospitais nas redondezas.

"Estamos cuidando de 10 a 15 passageiros. Todos passam bem. Uma mulher grávida de oito meses está bem, assim como seu bebê", disse Constantine, uma enfermeira no Hospital Panti Rapih.

O especialista em desastres aéreos Robert Heath disse que a velocidade da aeronave pode ter influenciado no acidente.

A maioria dos sobreviventes sofreu ferimentos, em muitos casos contusões e queimaduras. A companhia aérea informou que no avião viajavam 20 estrangeiros, em sua maioria australianos.

A Indonésia tem sofrido com acidentes no setor de transportes nos últimos meses, incluindo um avião da Adam Air que desapareceu com 102 pessoas a bordo e um acidente ferroviário que matou centenas.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos