Bandeira dos EUA é queimada por mulheres alagoanas

Alagoas24horasCartazes também são queimados durante protesto

Cartazes também são queimados durante protesto

A chegada do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush também teve repercussão em Alagoas. Nesta tarde, um grupo de mulheres ateou fogo na bandeira norte-americana.

O ato ocorreu no Centro de Maceió, durante a caminhada que marcou o Dia Internacional da Mulher em Alagoas. Para as manifestantes, o fogo na bandeira norte-americana simbolizou o protesto de Alagoas contra a visita do presidente americano ao Brasil. Ele desembarca hoje à noite no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Protestos no Brasil

O maior protesto realizado no país foi promovido por estudantes, sindicalistas e partidos de esquerda, que pararam a avenida Paulista, na região central de São Paulo. Cerca de 6.000 pessoas participam da manifestação, segundo a Polícia Militar. Já os organizadores da manifestação estimam em 10 mil o número de participantes do ato na Paulista.

O protesto provocou um confronto entre Policiais Militares e uma parte do grupo de manifestantes. Os policiais atiram bombas de gás para tentar dispersar os manifestantes, que respondem com pedras. Vários manifestantes que não se envolveram no confronto se refugiaram na estação Trianon-Masp do metrô. Não hás informações sobre feridos.

Também houve protestos em outra partes do país. Em Goiânia (Goiás), cerca de 800 manifestantes ligados à Via Campesina e ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em lojas do Wal-Mart e do McDonald’s em Goiânia hoje pela manhã.

Na lanchonete, o grupo atirou tomates. Em passeata, foi enforcado e queimado um boneco representando o presidente dos Estados Unidos.

Em frente ao hipermercado, os manifestantes protestaram também contra alimentos transgênicos e o uso de agrotóxicos em lavouras. A loja foi alvo, segundo um dos líderes do protesto, por ser um dos símbolos da economia americana.

Em Porto Alegre (RS), cerca de 1.300 pessoas do Citibank protestam contra a chegada do presidente norte-americano. Também há marchas e protestos em Pernambuco, Bahia, Amazonas e outras partes do país.

Chegada de Bush

Bush chega hoje a São Paulo sob forte esquema de segurança que mudará a rotina da cidade. Uma operação especial com tropas do Exército e das polícias civil, militar e federal foi montada para recepcionar o presidente dos EUA em sua primeira visita oficial à capital paulista.

A previsão é que 4.000 homens participem da segurança, entre bombeiros, guardas civis metropolitanos, policiais rodoviários e soldados do Exército.
Com Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos