Estudantes alagoanos são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

Vários estudantes do ensino fundamental e médio das Escolas Públicas de Alagoas foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

No nível 1, 5ª e 6ª séries, foram inscritos 32 estudante alagoanos, 22 deles receberam menção honrosa, cinco conseguiram a medalha de bronze, cinco conquistaram medalha de prata e mais cinco bolsas de iniciação científica, com R$ 100,00 mensais, durante um ano.

No nível 2, 7ª e 8ª séries, inscreveram-se 88 alagoanos, 78 destes conquistaram a menção honrosa, cinco medalhas de bronze, cinco medalhas de prata e cinco bolsas de iniciação científica.

No nível 3, ensino médio, participaram 69 alagoanos, 59 tiveram menção honrosa, cinco medalhas de bronze, cinco de prata e mais cinco bolsas de iniciação científica. O município de Limoeiro de Anadia, onde os alunos obtiveram o melhor desempenho da região Nordeste, vai ganhar um troféu e a construção de um ginásio de esportes. O resultado foi divulgado no site oficial das Olimpíadas, (www.obmep.org.br).

A Ufal, através do Instituto de Matemática, participa da realização do evento. Os alunos que foram premiados na primeira olimpíada, realizada em 2005, estão recebendo treinamento qualificado há um ano, em dois pólos: Maceió e Arapiraca. “Duas vezes por mês trabalhamos um dia inteiro com os bolsistas (oito em Arapiraca e dez em Maceió).

Em Arapiraca trabalho eu e o Prof. Fernando Enrique Echaiz Espinoza. Em Maceió, trabalham os Professores Krerley Irraciel Oliveira Martins e Jose Carlos Almeida de Lima” explica o Prof. Amauri Barros, Diretor do Instituto de Matemática. Em Alagoas, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é coordenada pelo Prof. Sinvaldo Silva da Gama. O Prof. Krerley Oliveira é o Coordenador do Programa de Estágio da Obmep – Alagoas.

Cerca de 14 milhões de alunos de 5ª a 8ª séries e do ensino médio participaram da segunda Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, feita em 2006. O resultado da olimpíada foi divulgado na última segunda-feira, 12, no Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília. A Olimpíada identificou crianças e adolescentes apaixonados por números. Os 300 alunos que mais se destacaram na prova receberão
medalhas de ouro. Outros 600 receberão de prata e 2.100 estudantes ganharão medalhas de bronze pelo alto desempenho mostrado. "O objetivo da olimpíada é reconhecer talentos e envolver jovens para que se apaixonem pela matemática e melhorem, a cada ano, o desempenho na escola", afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, fez uma analogia com o futebol para mostrar como o país precisa investir em iniciativas como esta, que privilegiam o progresso na escola. "O Brasil é campeão em futebol porque em cada município há um campo e, desde pequenos, todos passam a praticar e a gostar de futebol. Precisa ser assim com a ciência", avaliou. Além de medalhas de reconhecimento, os três mil alunos destacados em matemática receberão mais um estímulo: bolsas de iniciação científica jovem, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 100,00 mensais por um ano. Eles ainda terão a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos em aulas avançadas do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Para participar da próxima edição da olimpíada, os interessados devem se inscrever, a partir do dia 2 de abril, na página eletrônica do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos