Encontro debate fim do racismo

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, por meio do Núcleo de Identidade Negra na Escola (Nutine), a ONG Anajô e o Núcleo de Estudo da Temática Negra da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Neder), realiza na próxima quarta-feira, 21, o Encontro Afro de Reflexão e Debate sobre o Dia Internacional pela Eliminação do Racismo.

O evento será realizado a partir das 8h30, no auditório das Edições Paulinas, e terá a participação da secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Wedna Miranda; professores, integrantes do movimento negro e da comunidade.

21 de Março – O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial foi oficializado pelas Nações Unidas em memória ao massacre de Sharpeville, na África do Sul, em 1960, quando a polícia matou 69 pessoas e feriu 186, durante uma manifestação pacífica contra o Apartheid, especificamente a “Lei do Passe” (obrigatoriedade de cartões e identificação indicando os locais por onde os negros podiam passar).

As atividades deverão ser iniciadas às 8h30, com abertura oficial do encontro e apresentação do Hino Nacional, ao som do berimbau, interpretado pelo mestre de capoeira e professor da rede pública estadual, Cláudio dos Palmares. Às 9h, haverá uma explanação sobre o 21 de março e sua importância nos contextos global e local, com Helcias Pereira, presidente da ONG Anajô. Por volta das 9h30, será exibido o documentário “Vista minha pele”, produzido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert).

Às 9h50, será feita uma reflexão sobre o documentário “Vista minha pele”, com a coordenadora do Nutine, Arísia Barros. Ás 11h30, será feita uma apresentação cultural e um recital de poesias. Às 13h, o tema em debate será “A Importância do Parque Memorial Quilombo dos Palmares na Contextualidade”, com Patrícia Mourão, presidente do Instituto Magna Mater. O encontro tem entrada gratuita e acontecerá no auditório das Edições Paulinas, na Rua da Alegria, 71, centro. Mais informações pelo telefone: 3326 –2575.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos