Covisa inicia fiscalização de pescados para a Semana Santa

Em virtude da proximidade da Semana Santa, a Vigilância Sanitária municipal já iniciou o trabalho de fiscalização na venda do pescado em Maceió. Os inspetores estão percorrendo a orla marítima para orientar funcionários das balanças comerciais, mercados públicos e distribuidoras.

Nos dias 5 e 6 de abril, as equipes estarão de plantão, de 5h às 17h, nas balanças de Ponta Verde, Pajuçara e Jaraguá. Durante o plantão, serão acionados doze profissionais da Inspetoria de Alimentos e uma viatura da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa).

O coordenador-geral da instituição, Ednaldo Balbino da Silva, explica que os manipuladores de alimentos devem se apresentar com uniforme de trabalho completo (gorro, avental, botas impermeáveis ou sapatos antiderrapantes), de tonalidade clara.

Além disso, têm que cuidar da higiene pessoal, mantendo mãos limpas, sem adornos, e unhas curtas sem esmalte. “Quando o manipulador for a única pessoa que estiver atendendo, deverá manter rigorosa higiene das mãos, principalmente após lidar com dinheiro. Esse é um dos aspectos que estão sendo observados nas fiscalizações”, declarou.

Ronaldo Jerônimo Pimentel, coordenador da Inspetoria de Alimentos, recomenda ao consumidor que no ato da compra observe bem se as guelras do pescado estão vermelhas, se as escamas estão aderidas ao corpo e se os olhos estão brilhantes. Uma outra dica é tocar na musculatura do peixe. Se ela voltar ao normal é sinal de que o produto está próprio para o consumo.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos