Renan diz que não pode se manifestar sobre reajuste de salários na Câmara

José Cruz/Agência SenadoRenan não quis entrar no mérito do reajuste aprovado pela Câmara

Renan não quis entrar no mérito do reajuste aprovado pela Câmara

Provocado por jornalistas, na manhã desta quinta-feira (22), a se manifestar sobre o reajuste de 26,49% nos salários dos deputados, aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, o presidente do Senado, Renan Calheiros, explicou que as duas Casas do Congresso são independentes e que esse assunto não está sendo discutido no Senado.

– Não posso falar de um assunto sobre o qual nenhum senador me procurou para discutir. Aumento de salário é um assunto que cabe ao Senado como um todo, não ao seu presidente. Não posso substituir o Senado, nem me imiscuir em um assunto que não está sendo discutido aqui – reiterou Renan.

Com o reajuste aprovado na Câmara, os vencimentos dos deputados, atualmente fixados em R$ 12.847,20, podem passar para R$ 16.250,42.

Também nesta quinta-feira (22), o presidente comentou o bloqueio de quase 25% que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão anunciou que faria nas despesas autorizadas no Orçamento deste ano, que atingem Judiciário, Ministério Público e Legislativo. Renan disse que a contenção de despesas é uma de suas metas no Senado.

– Estamos cortando despesas; fizemos isso nos dois últimos anos e vamos continuar fazendo. Esse contingenciamento é conseqüência do modelo orçamentário brasileiro. Você não pode deixar de contingenciar na medida em que a receita é uma expectativa de receita. Você não pode deixá-la aberta sem que ela se concretize – explicou Renan.

Agência Senado)

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos