Diretor do IZP defende investimento em emissoras públicas de rádio e TV

O diretor-presidente do IZP, jornalista José Américo Moreira da Silva, defendeu, durante o lançamento do documentário Calabar, nessa quinta-feira à noite, no Centro de Convenções, um maior volume de recursos para serem investidos nas rádios e TVs públicas do país. Para ele, o governo federal e as empresas públicas estatais investem na TV comercial “e quase nada nas TVs e rádios públicas”.

“Basta ver a gritante diferença que existe entre as condições técnicas das nossas TVs Públicas, diante das TVs comerciais”, afirmou José Américo, defendendo a criação de Fundo Nacional para custeio e investimento exclusivo para as rádios e TVs públicas do Brasil.

Citou como exemplo bem sucedido o fundo que mantém a TV pública alemã e o que mantém a mais conhecida TV pública do mundo, a BBC de Londres. “Estas televisões são mantidas com impostos oriundos da receita das TVs comerciais, mais taxas cobradas no ato da comercialização de aparelhos eletrônicos como TV, dvd e rádio.

O presidente do IZP ressaltou como fundamental a efetivação de uma política nacional em favor das TVs e Rádios Públicas. “A sociedade precisa lutar pela valorização da TV e rádio pública já existente”, afirmou, dando conta de que falta investimentos para que essas emissoras possam oferecer uma programação diversificada e com qualidade.

Ele também fez referência ao advento da TV digital, advertindo que se faz necessário o envolvimento de todos e especialmente dos segmentos ligados á cultura, para que o avanço tecnológico seja incorporado pelo sistema público. “Para que não deixemos passar o bonde tecnológico e assim assistirmos ao fim melancólico das nossas TVs”, disse.

TV do povo

Américo considera que a rede Pública de Televisão é a TV do povo brasileiro, convertendo-se em verdadeiros laboratórios para os profissionais no experimento de novos formatos e linguagens, sem as amarras do compromisso puramente comercial. “Foi assim que surgiram programas como o Sítio do Pica-pau-amarelo, Castelo Rá-tin-bum e o nosso orgulho jornalístico, o Roda Viva”, afirmou. “A Rede Pública de Televisão é a verdadeira imagem do Brasil e de sua gente brasileira”, disse.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos