Leitos do Hélvio Auto vão reforçar atendimento da Emergência

O hospital Hélvio Auto vai disponibilizar, a partir da noite desta quarta-feira, 4, alguns de seus leitos para dar suporte ao funcionamento da Coordenadoria de Emergência Armando Lages (Coemal). A decisão foi anunciada no início da tarde, depois de uma reunião entre o secretário de Estado da Saúde, André Valente, e o reitor da Universidade de Ciências da Saúde, André Falcão.

Participaram do encontro, diretores dos hospitais da Uncisal, pró-reitores e o diretor de Atenção Especializada em Programas Estratégicos da Secretaria da Saúde, César Lira. Para isso, foi necessário um trabalho de parceria entre as unidades hospitalares, bem como entre os gestores públicos.

Inicialmente, apenas um leito será colocado à disposição da Coemal, enquanto está sendo preparada a estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com material humano, de nutrição e de medicamentos. “A partir da próxima segunda-feira, os demais leitos deverão estar à disposição da população”, garantiu o reitor André Falcão. O hospital José Carneiro, integrante da estrutura da Uncisal deverá ceder parte de seu corpo funcional para garantir o funcionamento de mais esta UTI.

O abastecimento do Hospital Hélvio Auto com medicamentos e correlatos, para fazer face ao aumento de demanda por atendimento, foi uma das preocupações colocadas durante o encontro. O secretário André Valente informou que a Unidade de Emergência está abastecida e que não faltará medicamento e nem material de consumo no Hospital Hélvio Auto para atender os pacientes da UE. “Caso o estoque no Hélvio Auto acabe, a Coordenadoria de Emergência enviará, de imediato, os medicamentos e correlatos necessários ao atendimento”, assegurou Valente.

Leitos do SUS

Além da UTI do Hospital Hélvio Auto, a Secretaria da Saúde fez um levantamento do número de leitos disponíveis para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na rede conveniada, para que seja feita a transferência dos pacientes que necessitarem de internamento. O objetivo é evitar a superlotação na Coordenadoria de Emergência.

André Valente anunciou, ainda, que buscará leitos para internação de pacientes nos hospitais de Arapiraca, para fazer a transferência dos doentes do interior que precisem permanecer internados, mas que possam ser removidos após o atendimento de urgência. Essas medidas, somada à compra de leitos na rede privada, caso haja necessidade, deverão garantir a tranqüilidade do funcionamento da Coemal durante o feriadão da Semana Santa.

Outra questão colocada em pauta pelo secretário André Valente e o diretor de Urgência e Emergência, Herbert Motta, era o fechamento das escalas de plantão durante o feriado. Nos ambulatórios 24 horas [os antigos mini-pronto socorros], muitos turnos são cobertos por médicos que fazem plantões extras e recebem por empenho.

Com as folhas de novembro e dezembro de 2006 e janeiro e fevereiro deste ano atrasadas, os médicos não estavam querendo trabalhar e os diretores das unidades não conseguiam fechar as escalas de plantão. Com o anúncio do pagamento das folhas em atraso, feito ontem pelo secretário André Valente, durante reunião na Sociedade de Medicina, os médicos aceitaram entrar nas escalas e vão manter o funcionamento das unidades de saúde durante do feriadão.

As escalas da Unidade de Emergência e UTI do Hospital Hélvio Auto também estão completas. O secretário André Valente disse que, além das medidas emergenciais visando a garantia de atendimento durante o feriadão, a Secretaria da Saúde está empenhada na reestruturação de toda a rede de atendimento no Estado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos