Laudo vai avaliar segurança interna da Unidade de Internação Masculina

Durante toda a manhã de hoje uma comissão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) esteve na Unidade de Internação Masculina para avaliação da estrutura física do prédio. A medida pretende auxiliar nas atividades de segurança externa a ser realizada pela Polícia Militar.

De acordo com o comandante de Policiamento da Capital, coronel Adilson Bispo, após a vistoria será feito um laudo pontuando as questões de falhas na segurança do prédio e o material será entregue ao Poder Judiciário, Secretaria de Defesa Social, Comissões de Direitos Humanos e Ministério Público.

“A solicitação da vistoria é para constatar as condições de segurança uma vez que em reunião ontem foi dada a responsabilidade à PM para fazer a segurança externa da unidade. Nós precisamos avaliar porque muitas vezes nos pedem pra conter ‘água com peneira’ e a polícia não pode fazer milagre. Precisamos das mínimas condições para fazer a segurança externa. Caso seja constatada a inexistência dessa segurança mínima até faremos a segurança, mas as autoridades precisam se responsabilizar pela questão”, afirmou o comandante.

Na reunião ocorrida ontem, promovida pelo Ministério Público, ficou acordada a construção de mais um muro seis metros de altura, em um prazo de 90 dias, e reforço de policiamento na área. Além da transferência dos detentos masculinos para unidade feminina e as infratoras para o Complexo Educacional Humberto Mendes, para então dar início a recuperação do prédio.

Nos últimos dias, a Unidade de Internação Masculina registrou uma rebelião e duas fugas de internos, sendo uma delas em massa (18 menores). O fato preocupou o Ministério Público devido ao pânico que causou na população circunvizinha da unidade, além de que o ano letivo na Escola Estadual Alves Malta, localizada à cem metros da unidade.

A promotora de Justiça Cecília Carnaúba afirmou que as medidas adotadas ontem durante a reunião têm caráter imediato, para que as aulas na escola da rede estadual tenham início na próxima segunda-feira.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos