Candidatos de Alagoas tentam resultado satisfatório no Exame da Ordem

Últimas provas em Alagoas tiveram somente 37,44% de aprovação

Todas as seccionais da Ordem dos Advogados do Brail realizam, neste domingo, as provas da primera fase do Exame da Ordem. A aplicação das provas em um único dia é feita pela primeira vez e tem o objetivo de evitar que candidatos façam provas em outros estados, onde considerem os testes e a concorrência mais fáceis.

Em 17 estados brasileiros, incluindo Alagoas, a Ordem decidiu também unificar o conteúdo da prova, para evitar diferenças nos conteúdos das provas em estados diferentes e também servir como uma fonte segura de avaliação dos cursos de direito no país. Em Alagoas, as provas estão sendo aplicadas em Arapiraca e Maceió, até o início da tarde.

Realizar a prova no mesmo dia e com o mesmo conteúdo em 17 estados brasileiros é o primeiro passo para a unificação nacional do conteúdo do Exame de Ordem da OAB – requisito obrigatório para que os bacharéis em direito possam exercer a profissão de advogados. A unificação é defendida pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto.

Segundo Britto, o Exame de Ordem nunca foi usado como aferidor oficial do ensino jurídico no país exatamente porque eles são diferenciados, organizados e aplicados separadamente por cada estado. “Uma única prova seria a melhor referência sobre as faculdades de direito e teríamos um controle maior da qualidade oferecida pelos cursos”, afirmou, acrescentando que o Conselho Federal da OAB não vai impor que o exame seja unificado.

Aprovação em Alagoas

Nos dois últimos exames realizados em Alagoas, em dezembro e janeiro deste ano, dos 446 candidatos apenas 167 foram aprovados – apenas 37,44%. De acordo com os dados da OAB-AL, a Faculdade de Alagoas (FAL) foi a que mais teve aprovados – foram inscritos 37 alunos no exame, 17 foram aprovados, o que representa 45,95% de aprovação.

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) teve a segunda melhor aprovação – dos 34 inscritos, 15 passaram, o que equivale a 44,12%. Já o Centro de Ciências Jurídicas (CCJUR) teve 36,51% de aprovação – foram inscritos 367, 134 foram aprovados.

O presidente da Comissão de Exame de Ordem Carlos Roberto considerou o resultado insatisfatório, já que nenhuma faculdade conseguiu atingir 50% de aprovação.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos