Segurança Pública de Alagoas seguirá moldes da polícia espanhola

Robson LimaPalestra da inspetora da Polícia Nacional da Espanha Eulália Gonzalez

Palestra da inspetora da Polícia Nacional da Espanha Eulália Gonzalez

Começou nesta segunda-feira, dia 16, o I Seminário de Segurança Pública para o Turismo, promovido pela Secretaria de Estado da Defesa Social. O público alvo são todos os órgãos operadores do turismo e da segurança pública de Alagoas e a intenção é fazer um intercâmbio com a Polícia Nacional da Espanha e trazer a experiência bem sucedida daquele País para adaptação à realidade do Estado.

A abertura do evento aconteceu no Hotel Ponta Verde e ele terá prosseguimento durante toda essa semana. “Estaremos reunidos, de hoje até o dia 20 de abril de 2007, das 09h às 18h, no auditório da Secretaria de Estado da Defesa Social. Queremos reunir representantes das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais e o setor que faz o turismo em Alagoas”, informou o major Cláudio Naziazeno, coordenador do Seminário.

Os responsáveis pela execução do encontro são dois oficiais do Corpo Nacional de Polícia da Espanha e três coronéis da Brigada Gaúcha – Polícia Militar do Rio Grande do Sul e um major da Policia Militar do Rio Grande do Norte.

De acordo com José Luís Berges, inspetor chefe da Polícia Nacional da Espanha, segurança pública precisa ser feita baseada no tripé prevenção, parcerias com a iniciativa privada e formação profissional. “Só por meio da prevenção podemos reduzir os índices de criminalidade em qualquer parte do mundo. E para isso, sabemos que é preciso investir em outras áreas prioritárias, a exemplo de educação e infra-estrutura. Em seguida, convênios e parcerias com os setores responsáveis pelo turismo são muito importantes. Eles podem nos ajudar a traçar as estratégias para combater os crimes mais comuns praticados contra o turista. E também é essencial que nossos policiais sejam bem treinados. Inclusive, essa capacitação se estende a empresários, guias turísticos, agentes de viagem”, detalhou ele.

Planejamento estratégico

Segundo o major Naziazeno, o evento visa traçar um planejamento estratégico da Segurança Pública voltada para o turismo. Os temas abordados serão turismo internacional, prevenção, convênios de colaboração, modalidades de denúncias, serviços de atenção ao turista, formação profissional e relacionamento com os meios de comunicação de massa.

O I Seminário está sendo desenvolvido em dois módulos, um teórico com noves temas na área e um prático, através de grupos de trabalhos visando traçar um diagnóstico por áreas temáticas.

“Evento semelhante será promovido no final deste ano no Rio Grande do Sul, a exemplo do realizado no estado do Rio Grande do Norte em 2005, onde houve um avanço significativo na segurança publica voltada para o turismo. Os espanhóis possuem know-how no assunto e, certamente, podemos importar boa parte do modelo deles. Comprovamos que a iniciativa dará certo porque a Espanha é o 2º maior destino turístico do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Essa é uma prova real de que eles se o preocupam com o assunto”, explicou o oficial.

No final do Seminário será elaborado um documento que mostrará a realidade da segurança pública ofertada para o turista alagoano e, os oficiais espanhóis farão uma avaliação, junto com representantes da Defesa Social, para que se possa adaptar o policiamento espanhol à realidade de Alagoas.

“Sabermos que para que isso aconteça, não podemos deixar de pensar em investimentos, infra-estrutura policial e na consciência de que o turismo gera comércio, empresas, desenvolvimento e por conseguinte, paz e vida social tranqüila”, disse Eulália Gonzalez Penha, inspetora da Polícia Nacional da Espanha.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos