Audiência pública debate a questão da proteção animal

Uma audiência pública convocada pelo vereador Marcelo Malta (PCdoB) vai debater, na Câmara Municipal de Maceió, a questão da proteção animal na Capital. A sessão está marcada para a próxima quinta-feira (19), às 8h30, e deve contar com a participação do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa).

Segundo o vereador, um projeto de lei específico para a questão da proteção animal poderá ser elaborado a partir das discussões dessa audiência pública. Entre os temas em pauta está a eutanásia de animais e a esterilização de felinos e caninos recolhidos das ruas de Maceió pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

"Tenho recebido informações de que o CCZ adota cada vez mais a eutanásia como forma de controlar a proliferação de cães e gatos em Maceió. O mais indicado seria a esterilização dos animais capturados nas ruas", afirma Malta.

Ele cita como exemplo positivo as ações realizadas pelo NEAFA, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) formada por voluntários que contribuem para diminuir a quantidade de animais abandonados nas ruas. Em pouco mais de dois anos de funcionamento, o NEAFA resgatou das ruas – e do próprio CCZ – mais de 1.100 animais, dos quais 926 foram doados.

O vereador explica, ainda, que poderá propor a criação de um Código Municipal de Proteção Animal, similar ao de cidades como Porto Alegre (RS), Blumenau (SC), Bauru (SP) e Bebedouro (SP). O Código inibe a prática de maus-tratos contra animais.

Fonte: Kelmenn Freitas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos