Repórter do Alagoas24horas integra equipe que visita aterro sanitário em Salvador

O jornalista do Alagoas 24horas, Luis Vilar, integra a comitiva formada por técnicos da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), profissionais da imprensa e lideranças comunitárias, que segue esta manhã para a cidade de Salvador. Na capital baiana, a comitiva vai conhecer aterros sanitários, que servirão como exemplo para o aterro a ser implantado em Maceió.

De acordo com Vilar, a comitiva tem como destino vários aterros sanitários, entre eles, o parque socioambiental de Canabrava, localizado no bairro de Nossa Senhora da Vitória, zona metropolitana de Salvador.

Canabrava se tornou projeto modelo no tratamento e beneficiamento do lixo nas Américas do Sul e Central, ao se tornar auto-suficiente na geração de energia – à base de metanol – e receber royalties do Governo Federal.

O parque ocupa atualmente uma área de 20 mil m² e desenvolve diversos programas de geração de emprego e renda, chegando a conquistar menção honrosa do Unicef, órgão das Nações Unidas para a infância.

O aterro começou a ser recuperado em 2003, quando foi transformado em parque. Consta da programação, ainda, a visita ao Lixão que se localizava próximo ao Estádio Manoel Barradas, o Barradão, que funcionava nos moldes do Lixão de Cruz das Almas, em Maceió.

Diante da saturação, a Prefeitura de Salvador foi obrigada a pôr em funcionamento o Aterro Metropolitano Centro (AMC), que atende as cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho.

Neste momento, a comitiva aguarda a chegada do superintendente da Slum, do secretário de Comunicação, Marcelo Firmino, e do prefeito Cícero Almeida, que se integrarão à comitiva.

Segundo o chefe de operações da Slum, Hernande Baracho, o objetivo da viagem é trazer para Maceió a experiência bem-sucedida da capital baiana na manipulação de lixo por meio de aterro sanitário.

Atualizada às 13h12.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos