Oficina do Pólo de Educação Permanente da Saúde será na Esamc

O Pólo de Educação Permanente da Saúde realiza hoje, na Escola Superior de Administração e Marketing (Esamc), uma oficina de trabalho para discutir e elaborar um planejamento estratégico de prioridades para 2007 e 2008. O local da reunião, que seria na Sociedade de Medicina, foi modificado devido ao aumento do número de participantes.

Na ocasião, será feito um levantamento dos principais problemas que o Estado registra na formação dos profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS). Uma segunda etapa da oficina acontecerá no dia 2 de maio, no auditório do Palácio República dos Palmares.

As reuniões do Pólo são espaços abertos de debates com o intuito de promover políticas públicas e estabelecer negociações entre instituições de saúde, orientadas pelas necessidades de formação e de desenvolvimento dos recursos humanos, baseadas nos princípios e diretrizes do SUS.

Para apresentar o plano de ação e a agenda de atividades definidas nas oficinas, o Pólo vai promover um seminário no dia 11 de junho, em local a ser definido.

Segundo Camille Wanderley, coordenadora do Pólo de Educação Permanente, um dos objetivos do núcleo é promover a integração entre secretarias de saúde, academias e escolas públicas e privadas de saúde.

“Trabalhamos na articulação de políticas estratégicas para otimizarmos recursos na formação de profissionais do SUS. Isso acontece através de constantes negociações entre os diversos atores das ações e serviços do Sistema”, explica. Os recursos utilizados nessa formação vêm do Ministério da Saúde (MS), juntamente com uma contrapartida do Estado.

Outro ponto de discussão é a mudança de pensamento nos cursos de saúde do Estado, no sentido de provocar mudanças na grade curricular com ênfase na formação de profissionais com mais visão acerca do SUS.

O Pólo possui um Conselho Gestor que se reúne a cada dois meses. É formado por representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e escolas de saúde. Uma equipe multidisciplinar dessas instituições dão cooperação técnica nas atividades do Pólo.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos