Atividades marcam Dia Nacional de Combate à Hipertensão

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado nesta quinta-feira, 26, será lembrado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) com a medição da pressão arterial e distribuição de material informativo.

As atividades acontecerão na sede da própria instituição, além do shopping Iguatemi e na agência Mangabeiras do Banco do Brasil. O trabalho desenvolvido pela coordenação de Humanização e Qualidade de Vida da Uncisal pretende atingir pessoas de todas as idades.

O coordenador da disciplina de cardiologia da Uncisal, médico Jassen Calaça, explicou que a doença é preocupante, apesar do fácil diagnóstico. Segundo ele, pelo menos 20% da população brasileira com até 30 anos de idade é hipertensa.

O índice sobe para 33% quando se trata da faixa dos 40 anos e, quando se atinge a faixa dos 60 anos, metade desse público passa a desenvolver a doença.

“Cerca de 80% dos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o conhecido derrame, ocorre em pessoas que sofrem com a pressão alta”, alerta Calaça, acrescentando que a hipertensão também é responsável por, aproximadamente, 60% dos casos de enfarte.

Para evitar que o paciente seja pego de surpresa, o cardiologista Jassen Calaça orienta para as pessoas fazerem a verificação da pressão, pelo menos, uma vez por ano. “Porque a hipertensão pode ficar mascarada. Muitas vezes, a pessoa tem a doença e não sabe, daí a importância da constante investigação”, justifica ele.

Doença

A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada. Para isso, é necessário manter hábitos saudáveis, como evitar o alto consumo de sal e de bebida alcoólica, a obesidade, além de manter atividades físicas regulares.

O médico Jssen Calaça não descarta as receitas domésticas para o controle da hipertensão arterial. Segundo ele, em alguns casos, a classe médica faz uso das orientações conhecidas pela população, como recomendar o suco de chuchu, como forma de manter a pressão controlada.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos