São Caetano vence Santos e fica mais perto do título paulista

Na primeira partida da final do Campeonato Paulista de 2007, o São Caetano venceu o Santos por 2 x 0, na tarde deste domingo, no Morumbi, e saiu na frente na disputa pelo título. Com a vitória, além de reverter a vantagem do Peixe de jogar pelo empate, o Azulão poderá até perder por um gol de diferença na segunda partida da decisão, no próximo domingo, também no Morumbi, que se sagrará campeão estadual. Já o time santista precisa vencer por, no mínimo, dois gols de diferença. Os gols foram marcados por Luiz Henrique e Somália.

Mesmo com três jogadores de marcação no meio-campo, o São Caetano encontrou mais facilidade para atacar e ameaçar a meta de Fábio Costa. Logo aos 2 minutos, depois de boa troca de passes, Luiz Henrique recebeu na entrada da área e bateu rasteiro, de virada, mas fraco, facilitando a defesa pelo goleiro santista. Aos 8 minutos, Thiago deu um chutão para frente para afastar o perigo e acabou surpreendendo a zaga santista, que não percebeu a entrada de Luiz Henrique. O atacante partiu livre em direção ao gol e bateu cruzado na saída de Fábio Costa, para fazer 1 x 0.

Aos 14 minutos, o primeiro chute do Santos a gol: Marcos Aurélio recebeu pela meia esquerda e bateu forte, mas a bola desviou na zaga e passou por cima do travessão da meta de Luiz. Aos 19, Luiz Henrique roubou bola na intermediária ofensiva e tocou para Somália, que arriscou de longe, sem perigo para Fábio Costa. Aos 24, Galiardo cobrou falta de longa distância e a bola passou rente ao poste direito da meta santista; Fábio Costa só acompanhou.

Diante das dificuldades em campo, o técnico Vanderlei Luxemburgo bancou o chefe de torcida e pediu o apoio das arquibancadas à equipe, no que foi prontamente atendido. Aos poucos, o Peixe aumentou a pressão em campo. Aos 37 minutos, depois de uma boa troca de passes, Marcos Aurélio recebeu na entrada da área e chutou de virada, mas Luiz, atento, caiu para fazer firme defesa.

Aos 44 minutos, Zé Roberto desperdiçou a melhor chance do time praiano na etapa; o meia recebeu livre pela meia direita, invadiu a área e bateu colocado no canto esquerdo de Luiz; o goleiro do São Caetano, ligado no jogo, fez mais uma grande defesa e evitou o empate.

Na volta do intervalo, Luxemburgo promoveu duas mudanças em sua equipe: as entradas de Jonas e Pedrinho nos lugares de Rodrigo Tabata e Dênis, respectivamente. Com as alterações, o volante chileno Maldonado foi obrigado a ocupar a lateral direita. A alteração surtiu efeito, e o Santos passou a criar boas chances para empatar.

O São Caetano, por sua vez, continuou a se defender e a sair apenas nos contra-ataques. Como aos 3 minutos, quando Galiardo arrancou de seu campo defesa, deixou seu marcador para trás, deu um drible desconcertante em Antônio Carlos e arriscou da entrada da área, mas errou por muito depois de chutar de bico.

Aos 6 minutos, Kléber foi lançado pela esquerda, o lateral foi à linha de fundo e cruzou na medida para Jonas, completamente livre na pequena área, cabecear; Luiz, mais uma vez, fez grande defesa e impediu a igualdade. Aos 25 minutos, Jonas tocou de letra para o volante Rodrigo Souto, que, da entrada da área, acertou forte chute rasteiro, com a bola passando rente ao poste direito da meta do Azulão.

Aos 26, o São Caetano teve a chance de liquidar de vez a partida. Somália disputou com a zaga e a bola sobrou para Luiz Henrique que chutou à queima-roupa e Fábio Costa fez defesa de puro reflexo, salvando o segundo gol. Aos 28 minutos, Marcos Aurélio partiu para cima da zaga, fez fila e sofreu a obstrução, mas o juiz deu sequência à jogada, para desespero dos santistas. Aos 30, Kléber mandou a bomba e Luiz fez outra grande defesa.

Aos 34 minutos, Fábio Costa saiu do gol de forma estabanada e acertou um pontapé em Marcelinho, que havia entrado no lugar de Luiz Henrique. O árbitro assinalou a penalidade máxima e deu amarelo para o goleiro santista. Na cobrança do pênalti, Somália ampliou para 2 x 0 e marcou o seu 13º tento, isolando-se na artilharia da competição.

O Santos tentou diminuir de todas as formas, mas o São Caetano continuou bem postado na defesa e garantiu importante resultado na luta pelo título do Paulistão.

Fonte: Agência Placar

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos