Boca da Mata promove sua tradicional Feira de Artesanato

Cerca de 60 artesãos do município de Boca da Mata estarão presentes com seus produtos, durante a IIIª Feira do Artesanato que acontece neste final de semana (sexta e sábado) na praça 11 de Novembro, em pleno coração da cidade; num evento que também vai exibir a culinária regional, atrações folclóricas, teatro, banda fanfarra, além da participação do grupo cultural do Projeto Gira Sol.

“Este é um evento que visa acima de tudo, desenvolver e articular a comunidade e suas aptidões, a fim de que seja mantida sempre viva, essa tão valiosa cultura, que tanto nos orgulha em termos de Nordeste”, diz Fátima da Conceição, coordenadora do DLIS (Desenvolvimento Local Integrado Sustentado), órgão que segundo ela, foi reativado há dois anos, graças ao apoio do prefeito Zé Tenório.

Em Boca da Mata, já são contabilizados até o momento, 83 artesãos devidamente cadastrados. Por conta disso, em dezembro último, o prefeito Zé Tenório implantou a Casa da Cultura, como forma incentivá-los. É lá na Casa da Cultura, que estão expostos diversos trabalhos produzidos pelos artistas da terra. O local também oferece espaço para apresentação de peças teatrais e outras atividades culturais.

Vale lembrar, que o artesanato de Boca da Mata está presente desde a última sexta-feira, na capital gaúcha, prestigiando a XVIII Internacional de Porto Alegre, evento que se finda neste domingo dia 13 de maio. Foram enviadas para esta Feira, minuciosas artes de retalhos, como bolsas, almofadas, cintos, coxas, decoração de quarto, passadeiras e jogo americano. Tudo produzido na Casa da Mãezinha, uma entidade que reúne 32 mulheres da cidade, e que foi criado há cerca de dois anos pela Prefeitura.

“É bom salientar, que o Prearte (Programa Estadual do Artesão Empreendedor) tem afirmado que o artesanato produzido na Casa da Mãezinha, é considerado hoje, o carro-chefe de Alagoas, nos eventos em que o Estado tem participado com seus municípios, pelo Brasil à fora” confessa orgulhosa Fátima da Conceição.

Fonte: Edmílson Teixeira

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos