Educação inicia cadastro de alunos fora da sala de aula nesta quarta

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte alterou o local e o período de realização da pré-matrícula para os alunos de 5ª a 8ª série que moram no bairro da Chã da Jaqueira, mas não conseguiram vaga nas escolas da região. O cadastro, previsto para iniciar nesta terça-feira (15), no Cepa, será realizado de 16 a 22 deste mês, com exceção do sábado e do domingo, das 8h às 12h e das 14 às 17h, nas escolas estaduais João Paulo II e Maria Adeilza, ambas localizadas no bairro.

Segundo o coordenador de Educação, Neilton Nunes, essa mudança vem facilitar o cadastro dos estudantes, uma vez que o anterior seria realizado no Cepa. Os interessados devem comparecer às escolas portando os documentos pessoais.

A iniciativa servirá como base para uma possível viabilização do transporte escolar para esses estudantes, conforme o que ficou acordado na semana passada entre as secretaria de Estado e Municipal de Educação e Ministério Público. Na ocasião, a Semed informou que haveria, no bairro de Chã da Jaqueira e adjacências, mais de mil alunos de 5ª a 8ª séries fora da sala de aula.

Para o secretário Fábio Farias, essa ação servirá como base para dar uma dimensão real da necessidade de transporte escolar, uma vez que o Cepa ainda conta com vagas disponíveis.

Inclusive, alunos de 1ª a 4ª série que moram no Benedito Bentes poderão estudar nas escolas do centro educacional, através de uma parceria definida entre as secretarias de Educação e do município de Maceió e Ministério Público. Enquanto o Estado disponibiliza as vagas e a merenda escolar, o município viabilizará o transporte, uma vez que a oferta da primeira fase do ensino fundamental é de sua responsabilidade.

“Estamos nos baseando no quadro apresentado pela Semed. De acordo com ele, há alunos excedentes nas regiões de Chã da Jaqueira e Benedito Bentes e, como temos vagas disponíveis no Cepa, discutimos as soluções para garantir o acesso desses estudantes”, explica o secretário.

No caso dos estudantes de 5ª a 8ª, a Semed repassará os formulários ao MP, que encaminhará à Educação. A partir do confronto dos dados apresentados ao MP com os dados da pré-matrícula, o Estado definirá a política de transporte para esses alunos.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos