Defesa Civil discute Centro de Controle de Emergência

Foi dado nesta quarta-feira (23) o primeiro passo para a execução do Centro de Controle de Emergência da Defesa Civil de Maceió. O coordenador-geral da Defesa Civil Municipal, coronel Antônio Campos de Almeida, convocou representantes dos órgãos envolvidos diretamente – superintendências municipais de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), e de Obras e Urbanização (Somurb), além das secretarias municipais de Infra-Estrutura, de Assistência Social e de Habitação – e expôs como será a participação e atuação de cada um deles em situações de emergência.

“Vamos exemplificar como será nossa seqüência de ações – de socorro – caso haja uma situação de anormalidade”, explicou o coronel Almeida. De acordo com ele, na prática, ‘situações de anormalidade’ são aquelas em que é necessário ganhar o maior tempo possível para atender aos chamados de emergência das vítimas, geralmente vítimas de enchentes e desabamentos no período de inverno.

E para atuar nesses períodos de anormalidade, a Defesa Civil Municipal dividiu as ações de atuação em quatro fases: socorro, assistência, recuperação e re-construção. Sendo que estas duas últimas serão executadas depois da emergência e têm como meta principal colocar as vítimas em locais seguros.
Com o Centro de Controle de Emergência, a Defesa Civil espera diminuir o tempo/resposta, ou seja, o tempo entre o chamado e a assistência às vítimas em, no mínimo, 60%.

Durante a operação serão utilizados os seguintes instrumentos: rádio, telefone, internet (para rastrear os radares) e veículos. Todo esse aparato ficará à disposição da comunidade para que sejam implantadas técnicas multidisciplinares exigidas para cada caso.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos