Dia Mundial sem Tabaco aborda o cigarro no ambiente de trabalho

O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado hoje, este ano envolve a conscientização sobre os males que a fumaça do cigarro causam aos ambientes, sob o mote "Ambientes Livres de Tabaco".

Um dos indicadores para trazer o tema à tona é da Organização Internacional do Trabalho, a qual alega que por volta de 200 mil trabalhadores morrem anualmente, no mundo, por conseqüência do tabagismo nos ambientes de trabalho.

Na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) a data será marcada com palestra, panfletagem e apresentação de peça teatral, e o evento conta com parceria da Secretaria Estadual de Saúde e do Complexo Estadual de Pesquisa Aplicada (Cepa).

O trabalho que vem sendo feito na Uncisal, direcionado à cessação do tabagismo, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, tem gerado resultados que atingem, com sucesso, 40% do número de pessoas que participam do programa PrevFumo.

Para imprimir maior rapidez aos propósitos do programa, a partir do segundo semestre deste ano haverá duas turmas, com 15 integrantes cada uma, trabalhando paralelamente. Além disso, como garante o coordenador do PrevFumo, George Márcio da Costa e Souza, este ano os grupos serão contínuos, ou seja, não haverá espera para abertura de novos períodos."Faremos o trabalho continuamente a partir de agora, e as inscrições estão sempre abertas", adianta George.

O coordenador explica que o tratamento é realizado de acordo com a normatização do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A padronização nacional consiste na realização de reuniões semanais entre pessoas interessadas em descontinuar o hábito de fumar, com acompanhamento de um profissional da saúde responsável em orientar o grupo e coordenar o trabalho. Durante o tratamento, além das reuniões, o programa adota o uso de adesivo de nicotina para ajudar no processo de desintoxicação dos pacientes, e que também ameniza os efeitos da abstinência.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos