Sebrae Itinerante atende mais de 500 empreendedores em Maragogi

Terminou ontem (31), em Maragogi, a primeira edição do Sebrae Itinerante. O projeto, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae-AL) interiorizou as ações de atendimento empresarial no Estado e em três dias atendeu cerca de 530 pessoas.

O Sebrae Itinerante teve como objetivo levar aos empreendedores do litoral norte orientação e capacitação empresarial, tornando mais acessível à população os serviços oferecidos na sede e nos escritórios regionais da instituição, em Maceió, Penedo e Arapiraca. Para isso, uma equipe de 13 assistentes, analistas e consultores do Sebrae estiveram na cidade entre os dias 29 a 31 atendendo os moradores de Maragogi e cidades vizinhas.

Comerciantes, ambulantes, donos de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, panificações e guias turísticos assistiram palestras sobre o Programa de Alimento Seguro (PAS), a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, Atendimento em Vendas no Comércio, Associativismo, Turismo Sustentável, Segurança em Passeios Náuticos, entre outros temas. Além disso, uma mini Central de Documentação e Informação (CDI) foi montada na cidade, oferecendo consultas gratuitas a vídeos e publicações sobre gestão empresarial.

Quem desejou uma orientação mais específica, como acesso a linhas de crédito e leis trabalhistas, foi atendido por contabilistas e consultores do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.

Pequenos negócios

A artesã Maria José da Silva montou um pequeno negócio há menos de um ano e nunca tinha recebido nenhum tipo de orientação. Durante o Sebrae Itinerante ela teve a oportunidade de assistir palestras sobre formação de preço, finanças e recebeu orientação individual de consultores da instituição. “Agora eu vou escolher e selecionar melhor o que compro, além de valorizar mais o fornecedor e o cliente”, disse Maria José.

De acordo com o presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Maragogi, Japaratinga e Região (AHMAJA), Luiz Cláudio Gonçalves, o Sebrae Itinerante foi fundamental para orientar os cidadãos que tinham vontade de montar um negócio e não tinham nenhum incentivo.

“É importante que o Sebrae vá até onde as comunidades estão para tentar atender suas necessidades. No setor hoteleiro, por exemplo, havia a necessidade das palestras sobre montagem e gerenciamento do negócio”, disse o presidente.

Eliel José de Lima, dono de uma pousada no povoado de São Bento, em Maragogi, participou de uma palestra sobre o Programa de Alimentos Seguros (PAS) e aproveitou as orientações para fazer mudanças na cozinha do empreendimento. “Antes eu só levava os alimentos para o congelador após eles esfriarem. Agora eu sei que eles devem ir ainda quentes”, disse o empresário.

Parceiros

Foram parceiros do Sebrae Itinerante em Maragogi a Associação de Hotéis e Pousadas de Maragogi, Japaratinga e Região (AHMAJA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Capitania dos Portos, o Corpo de Bombeiros, a Associação de Microcrédito (Amicred), o APL Turismo Costa dos Corais, a Prefeitura de Maragogi, o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica Federal, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Costa Azul Turismo e Receptivo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos