Ideral reativará lojas da Ceasa e beneficiará 150 comerciantes

Cerca de 150 comerciantes que atuam no lado externo da nova Central de Abastecimento de Alagoas (Ceasa) serão beneficiados, ainda este mês, com a instalação de novos toldos e um galpão de estrutura metálica. O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral), Manoel Tenório, afirmou que a aquisição dos novos toldos e da estrutura metálica – que estava instalada na antiga Ceasa e adaptada para o novo local – dará melhores condições de trabalho aos atacadistas e maior comodidade ao público consumidor.

“Estamos na fase do processo licitatório e alugando os toldos enquanto chegam os definitivos”, reforçou Tenório, ressaltando que outra ação que o órgão está adotando, para que haja uma melhor prestação de serviços para a categoria, é a reabertura de dez lojas.

“Os comerciantes que firmaram contrato de permissão de uso com o Ideral e não colocaram o negócio para funcionar em tempo hábil (prazo de 90 dias após a assinatura do contrato, segundo regras previstas no estatuto da Ceasa) perderam o direito de usufruir do respectivo espaço. Estamos adotando as providências legais para, no máximo em 30 dias, reabrir as lojas”, destacou Tenório, ressaltando que o instituto tem mantido diálogo constante com a Associação dos Comerciantes da Ceasa, o que tem refletido em maior interação entre as partes e em mais conquistas para a categoria.

Iluminação

A recuperação da iluminação é outra reivindicação dos comerciantes que trabalham fora dos galpões. O diretor-presidente do Ideral assegurou que esta pendência já está sendo sanada. Outra providência já adotada pela atual gestão do instituto foi com relação à negociação dos valores dos novos contratos firmados com as empresas prestadoras de serviços, a exemplo de segurança (valor caiu em até 50% em relação ao contrato que irá vencer em breve e em torno de 40% para empresas da área de limpeza) e da taxa paga pelos veículos que descarregam mercadoria na Ceasa.

“Os contratos vigoram até este mês, e o próximo – que a partir de então terá duração de um ano – está em fase de licitação. Estamos ainda cobrando da empresa construtora a correção de algumas falhas na estrutura da Ceasa, que têm incomodado os comerciantes”, afirmou. A prova da interação entre Ideral e Associação dos Comerciantes está visível no agradecimento à diretoria – em forma de faixa exposta no acesso à central – pelas conquistas alcançadas no tocante a melhores condições de trabalho.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos