Exclusivo: Igreja Católica vai transferir restos mortais de Frei Damião

Os restos mortais de frei Damião serão transferidos do Convento do Pina, em Recife, para uma capela que está sendo construída especialmente em Caruaru. A informação é do frei Fernando Rossi, italiano, braço-direito e secretário particular de frei Damião – ele defende a mudança, alegando que no bairro do Pina não há espaço para os romeiros.

Frei Fernando hoje administra a Vila de São Francisco onde montou um museu sobre frei Damião e vive ainda sob o que o mestre lhe orientou. Natural da mesma região de frei Damião, na Itália, frei Fernando, com 89 anos de idade, 53 dos quais acompanhando o missionário, já está resignado – “Vou morrer aqui”, diz ele.

Sem se importar com a disputa entre os municípios de Quebrangulo e Paulo Jacinto, que desejam a hegemonia administrativa sobre a Vila São Francisco, frei Fernando disse que não deseja se meter na disputa. “Sou amigo de Marcelo (Lima, prefeito de Quebrangulo) e sou amigo de Marcos (Lisboa, prefeito de Paulo Jacinto). Não quero me meter nisso”.

Frei Fernando falou sobre a experiência de frei Damião como soldado na primeira guerra mundial, dizendo que ele participou da guerra contra a Áustria por convocação expressa do governo italiano, que obrigou a todos os jovens maiores de 17 anos se alistarem para as frentes de combate.

-“Mas frei Damião ficou triste com aquele ambiente. Ele não gostava do que ouvia. Ele ouvia muitas palavras feias, muitas pornografias. E frei Damião não matou ninguém, não atirou em ninguém”, completou.

Embora reconheça santidade em frei Damião, o frei Fernando estima que somente entre 15 e 20 anos o missionário deverá ser canonizado; até lá deverão aparecer os dois milagres necessários à canonização. E quem quiser colaborar; quem souber de algum milagre de frei Damião pode se comunicar com frei Fernando Rossi pelo endereço: Vila São Francisco-Quebrangulo-Alagoas; CEP 57 750 000 e telefone (82) 3282-1124.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos