Governo empossa novos professores

Sionelly Leite/Alagoas24horasSionelly Leite/Alagoas24horas

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) empossou na manhã de hoje, 634 professores, em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Educação e Esporte, Fábio Farias, promotora Cecília Carnaúba, presidente do Sinteal, Girlene Lázaro, além de centenas de familiares e amigos dos empossados.

Durante a solenidade de posse também foi lançado o Projeto Desempenho Educacional, que premiará 22 escolas estaduais e uma municipal que apresentaram bons resultados na Prova Brasil, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e no Sistema Avaliação da Educação em Alagoas (Saveal). Outra premiação é para os alunos que se destacaram no Campeonato Sul–Americano de Robótica do Projeto Lego Educacional e na Feira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizados em abril e maio deste ano, respectivamente, na cidade de São Paulo.

Mesmo com a posse dos novos professores, o secretário Fábio Farias afirma que o Estado possui uma carência de cerca de 1.500 professores que deverá suprida, em curto prazo, com a seleção de monitores, além da realização de novo concurso público, que deverá ocorrer até o final de 2007.

“Segundo o secretário, uma das prioridades do governo Teotonio Vilela é compor um quadro permanente para suprir a carência de professores na rede estadual, uma vez que, somente neste primeiro semestre do ano, um grande número de docentes se aposentou, ampliando a necessidade de educadores. A SEEE já enviou à Secretaria de Estado da Administração, dos Recursos Humanos e do Patrimônio uma relação de professores e pessoal da área técnico-administrativa aprovados no concurso. A iniciativa visa ao estudo do impacto financeiro dessas nomeações na folha de pagamento”.

Já nas áreas onde não há mais reserva técnica de professores, a solução encontrada pela Secretaria de Educação é a contratação temporária de monitores. O edital de seleção já foi aprovado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). A perspectiva é que, ainda este mês, o edital seja publicado no Diário Oficial do Estado.

A representante de Ministério Público, Cecília Carnaúba, destacou o empenho do órgão na luta pela nomeação dos professores, que ficou acordada em um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

A professores Girlene Lárazo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas, apoiou a iniciativa do governo do estado, mas destacou a importância da valorização destes profissionais.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos