Maceió terá teste da mamãe gratuito

O Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de Saúde da Mulher, fará, nesta próxima sexta-feira, o lançamento do Programa de Proteção à Gestante (PPG). O lançamento acontece às 9h, na Unidade de Saúde Roland Simon, que fica na Rua Cabo Reis, no Vergel do Lago.

Criado pelo Ministério da Saúde, o PPG é também conhecido como Teste da Mamãe ou Triagem Pré-Natal e tem como objetivo diagnosticar, orientar e prevenir diversos tipos de doenças ainda na gravidez, reduzindo os riscos de mortes e seqüelas tanto para as mães quanto para os bebês. Por meio do programa, serão realizados gratuitamente, na rede pública municipal, 16 exames laboratoriais para detecção de doenças como sífilis, HIV, toxoplasmose, rubéola e doença de chagas, entre outras.

Os exames, feitos imediatamente após a primeira consulta pré-natal, consistem apenas na coleta de gotas de sangue periférico (colhido na ponta do dedo em papel filtro especial), de forma simples e rápida, sem necessidade de jejum e com elevada confiabilidade. Com o programa, ao ser recebida na unidade de saúde, a gestante é cadastrada, passando a integrar o Sisprenatal e, logo na primeira consulta, o médico ou profissional de enfermagem capacitado solicitará os exames necessários, cujos resultados serão utilizados na prevenção e tratamento de doenças, proporcionando qualidade de vida à mãe e ao bebê.

“Com a implantação deste programa, esperamos aumentar a cobertura das gestantes cadastradas no Sisprenatal, a conclusão deste e a garantia do acesso dessas gestantes aos exames laboratoriais de sorologia, prevenindo, de forma mais efetiva, a saúde materno-infantil”, reforça a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da SMS, Lusitânia Barros.

No município de Maceió, o programa deverá ser implantado a partir do próximo dia 18, após o treinamento dos auxiliares/técnicos de enfermagem e enfermeiras das unidades básicas de saúde, realizado hoje (13), na sede do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal/AL), por técnicos da SMS.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos