Municípios da Região Norte se unem para viabilizar unidade do Cefet

O anúncio da instalação de uma das quatro unidades do Cefet previstas para Alagoas, que será construída em Maragogi, está mexendo com os prefeitos da região. Os gestores estão se unindo para viabilizar o projeto. A contrapartida da cidade-pólo – um terreno com 50 mil m2 – já foi dada pela prefeitura de Maragogi, que desapropriou a área dentro das exigências do governo federal.

O Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica constitui-se em uma iniciativa do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação, de implantar, nos próximos quatro anos, 150 novas unidades na Rede Federal de Educação Tecnológica, 46 delas no Nordeste, oferecendo ao país condições favoráveis à formação e qualificação profissional nos diversos níveis e modalidades de ensino, suporte ao desenvolvimento da atividade produtiva, oportunidades de geração e disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos e estímulo ao desenvolvimento socioeconômico em níveis local e regional.

Em Alagoas, os centros serão instalados nas cidades de Maragogi, Piranhas, Penedo e Arapiraca. A definição das localidades contempladas orientou-se por uma abordagem multidisciplinar, fundamentada em análise crítica de variáveis geográficas, demográficas, socioambientais, econômicas e culturais.

Além das novas unidades de ensino que serão implantadas, o Ministério da Educação vai estruturar centros vocacionais tecnológicos nas cidades que compõem o núcleo da região, instalando nas escolas municipais salas de videoconferência, laboratórios de informática, química, física, biologia e projetos de aperfeiçoamento para professores.

A idéia de mobilização partiu do prefeito de Maragogi, Marcos Madeira, que apresentou na AMA a necessidade da formalização de convênios entre os municípios para que todos possam contribuir, de alguma forma, para a efetivação do projeto.

O prefeito corre contra o tempo porque o prazo para entrega de toda a documentação ao ministério termina no dia 2 de julho. A prioridade para o início da obra será de uma das quatro cidades que apresentar o melhor projeto de contrapartida. Ao todo, serão empregados até 2010, R$ 5 milhões no projeto que prevê, além da estrutura física, contratação de professores e funcionários administrativos.

Todo as etapas do projeto foram apresentadas aos prefeitos do litoral Norte pelo diretor geral do Cefet-AL, professor Roland Gonçalves e pelos diretores de ensino, José Carlos Pessoa, e de relações empresariais, Dácio Camerino.

Fonte: AMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos