Saúde instala Comitê de Redução da Mortalidade Materno-Infantil

O governador Teotonio Vilela Filho instala, amanhã, às 8h30, no auditório do Memorial da República, em Jaraguá, o Comitê Estadual de Redução da Mortalidade Materno-Infantil. A solenidade contará com a presença do vice-governador José Wanderley Neto, e dos secretários de Estado da Saúde, André Valente; do Gabinete Civil, Álvaro Machado, e da Comunicação, Eduardo Lobo.

Instituído em 2001, o Comitê é um instrumento de articulação entre o gestor público de saúde e a sociedade civil organizada, buscando identificar as causas da mortalidade materno-infantil e criando estratégias para a diminuição destes índices.

Durante a reunião serão empossados os novos membros do comitê, que realizou sua última reunião em junho de 2006, além de ser dado encaminhamento às primeiras ações visando à melhoria na prestação do atendimento materno-infantil no Estado.

Entre as entidades governamentais que participam do comitê estão a Secretaria de Estado da Saúde, representada pelo Programa de Atenção Básica em Saúde (Proabs); a Coordenação de Gestão em Políticas Públicas em Saúde (Cogeps) e a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), além da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, a Maternidade Escola Santa Mônica e Hospital Universitário.

Fazem parte ainda do Conselho as Sociedades Alagoanas de Pediatria, Obstetrícia e de Enfermagem e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Segundo a coordenadora do Programa de Redução da Mortalidade Materno Infantil, Socorro Marques, a atuação deste comitê é fundamental nas questões ligadas ao atendimento ambulatorial e hospitalar da mulher e da criança. “A reativação do Comitê é um importante passo para que possamos solucionar problemas em relação à assistência materno-infantil e diminuir os índices de mortalidade que tanto nos envergonha”, explicou ela.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos