Defesa Social promove novos cursos em parceria com o Ministério da Justiça

AssessoriaTelecentro será inaugurado hoje

Telecentro será inaugurado hoje

A Secretaria de Estado da Defesa Social realiza na manhã de hoje, em seu auditório, a apresentação do programa ‘Telecentro Alagoas’, um projeto financiando pelo Ministério da Justiça que visa capacitar os profissionais ligados à segurança pública. Estão sendo ofertados 12 cursos, que serão realizados de forma presencial e à distância e apresentadas a sala de tele-conferência e sala-web.

De acordo com o secretário Edson Sá Rocha, o sistema de Telecentro está oferecendo aos interessados uma sala-web com 12 computadores conectados à internet e com câmeras filmadoras que permitem videoconferências entre os policiais de todos os estados. “Promoveremos a troca de experiências e a descoberta de soluções para a segurança pública, tudo de forma on-line. Os alunos serão acompanhados por um instrutor, que vai superviosionar e avaliar o nível de aprendizado de cada um. Também teremos aulas por meio de videoconferências por satélite, também com lugares, onde serão ofertadas palestras e vídeo-aulas a distância, com programação da recém-inaugurada TV Segurança Pública.aulas via teleconferência”, explicou ele.

A capacitação acontecerá graças a uma parceria entre a SDS e a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, ligada ao Ministério da Justiça. Os objetivos principais do projeto “Segurança Pública e Educação ao Alcance de Todos”, – SEAT, são dotar os estados de um ambiente de ensino digital para comunicação e informação e consolidar as políticas públicas na área da segurança pública.

As inscrições para os cursos já podem ser feitas por profissionais que pertençam aos quadros da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Administração Penitenciária, Centro de Perícias Forenses e Guarda Municipal de Maceió, no endereço eletrônico http://www.mj.gov.br/senasp/Formacao_capacitacao/form_edistancia.htm ou na sede da Secretaria, até o próximo dia 15.

Cursos

Segundo o delegado Francisco Médson Lima Maia, gestor do Telecentro, a Senasp quer investir na capacitação dos profissionais que são ligados a segurança pública em todo o Brasil. “Simultaneamente serão realizados cursos nas esferas federal, estadual e municipal. Todos os estados foram dotados de um ambiente de ensino, mediado pela tecnologia de TV digital e Internet para comunicação e informação, a fim de disseminarem conhecimentos e informações para todos os profissionais da área de segurança pública, estimulando doutrinas e práticas unificadas independentemente da distância, promovendo assim, a consolidação das Políticas Públicas na Área de Segurança Pública”, esclareceu o gestor.

Estão sendo ofertados os seguintes módulos: Formação de Formadores Polícia Federal – 60h; Formação de Formadores Instituições Estaduais e Municipais – 60h; Atendimento Policial à Mulheres Vítimas de Violência Doméstica – 40h; Saúde ou doença: em qual lado você está? – 40h; Uso Progressivo da Força – 60h; Local do Crime: isolamento e Preservação – 40h; Tráfico de Seres Humanos – 40h; Violência, Criminalidade e Prevenção – 40h; Direitos Humanos – 40h; Combate à Lavagem de Dinheiro – 60h; Uso das Informações na Gestão das Ações de Segurança Pública – 40h e Busca e Apreensão – BEA – 60 horas.

Fonte: Janaína Ribeiro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos