Anorexia e bulimia são temas de palestra no Portugal Ramalho

O comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como “gordo”, serão uma das questões abordadas na Palestra Transtornos Alimentares, realizada pela psiquiatra Suzzana Bernardes, na próxima quarta-feira, dia 18.

De acordo com a palestrante, o evento vai pontuar além da Anorexia Nervosa, outros transtornos, como Bulimia e Compulsão Alimentar. Para ela, não há explicação para o fenômeno, mas deve ser levado muito a sério, já que pelo menos 10% dos casos requerem internação para tratamento. “O paciente anoréxico, por exemplo, só se destaca pelo seu baixo peso. Isto significa que no seu próprio ambiente as pessoas não notam que um determinado colega está doente, simplesmente pelo seu comportamento”, arremata a psiquiatra.

Suzzana explica, ainda, que o tratamento da anorexia continua sendo difícil. Não há medicamentos específicos que restabeleçam a correta percepção da imagem corporal ou o desejo de perder peso. “Embora a idade média em que surge o problema seja por volta dos 17 anos, encontramos muitos adolescentes na faixa etária dos 14 anos sofrendo do problema”, destaca.

Segundo a psiquiatra, as mulheres são, geralmente, mais acometidas pelos transtornos alimentares. “Na população geral, a anorexia atinge aproximadamente 0,5%, mas, suspeita-se, que nos últimos anos, o número de casos de anorexia venha aumentando. Ainda é cedo para se afirmar que isto se deva ao modelo de mulher magra como mais atraente, divulgado pela mídia”, fundamenta.

O evento acontece às 19h30, no Auditório Rosimeire Rodrigues, no Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), unidade de saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A palestra tem entrada franca e faz parte do Centro de Estudos Marily Granjeiro.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos