Praças de Maceió deixam de ser símbolo da ‘Cidade Sorriso’

Alagoas24HorasAmbulantes se espalharam por toda praça

Ambulantes se espalharam por toda praça

Quem vê as praças de Maceió hoje não imagina que um dia elas já foram os principais cartões postais da capital alagoana. Graças a algumas delas – que receberam moderno visual – recebemos o nome “Cidade Sorriso”. Historiadores contam que durante muitos anos praças como a Deodoro foram pontos de encontro da juventude, espaço de eventos importantes, festas e quermesses da igreja católica, e posteriormente, ponto de encontro de aposentados que se reuniam para “bater papo”.

Na administração do prefeito Pedro Vieira, as praças chegaram a ser cercadas para evitar a ação de vândalos. Hoje, apesar da manutenção e limpeza executada pela prefeitura, a população não tem contribuído muito para a conservação desses espaços e o resultado é sujeira, destruição e ocupação desordenada, principalmente por parte dos moradores de rua.

Quem estava acostumado a ver os grupo de aposentados conversando nos bancos ou os evangélicos realizando cultos ao ar livre, na praça Deodoro, agora só vê o comércio, que a cada dia aumenta. Se por um lado, a atividade tem permitido o emprego de dezenas de famílias, por outro tem descaracterizado a praça, que abriga o Teatro Deodoro, a Academia Alagoana de Letras e o Tribunal de Justiça, além de casas comerciais e a Câmara de Vereadores.

Providências

A discussão sobre a ocupação do espaço público da praça Deodoro, no Centro de Maceió, continua. Durante reuniões realizadas na semana passada, a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) e os representantes dos ambulantes chegaram a conclusão de que serão estabelecidos critérios para ocupação do espaço, que será estudado por uma comissão de arquitetos do órgão municipal, que visitou a praça nesta segunda-feira.

De antemão ficou decidido que aqueles que não receberem permissão precária para comercializar na área deverão ser deslocados para outros pontos. Quanto à falta de segurança, conseqüência da presença de moradores de rua, e até mesmo o vandalismo que está destruindo a praça, a SMCCU está buscando uma integração entre outras secretarias e órgãos a fim de torná-la novamente um ponto de encontro de artistas e moradores.

Um novo encontro acontece amanhã, às 10 horas, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. Na ocasião, a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Diretoria dos Teatros de Alagoas (DITEAL), reunirá as secretarias de Ação Social, de Meio-Ambiente, SLUM, SIMA, SMCCU e Guarda Municipal para tentar por fim ao impasse.

De acordo com a Fundação de Ação Cultural a ocupação desordenada da praça e a presença de moradores de rua, tem resultado na evasão em termos de freqüentadores da mais tradicional casa de espetáculos de Maceió.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos