Agentes deixarão de ocupar guaritas do sistema prisional

O clima tenso que rondava o sistema prisional de Alagoas, na tarde desta segunda-feira, melhorou agora há pouco, depois de uma reunião entre os agentes penitenciários e a direção do sistema.

Os agentes penitenciários decidiram deixar de ocupar as guaritas e ameaçaram paralisar totalmente as atividades. O diretor de Segurança e Inteligência da Superintendência de Administração Penitenciária (SAP), coronel Paulo Sérgio, disse que foi tudo resolvido.

“Tivemos uma reunião com uma comissão formada por agentes penitenciários e tudo foi resolvido. Agora montamos um esquema organizado onde os agentes não ficarão mais nas guaritas, mas vão vigiar embaixo. Para isso, vamos contar com o apoio da Polícia Militar para fazer a segurança nos presídios”, afirmou coronel Paulo Sérgio.

Manifestações

Os protestos tiveram início após a publicação da última lista com os nomes dos prestadores de serviços que serão afastados do sistema prisional. A categoria é contra o afastamento dos agentes e também reivindicou mudanças nas escalas e a presença da PM nas guaritas dos presídios.

“Com o afastamento, os prestadores de serviços devem procurar um advogado e entrar na Justiça em busca de seus direitos trabalhistas”, disse o presidente da Associação dos Agentes Penitenciários, Itenir Pedro.

De acordo com o Governo, até agora já foram afastados 850 agentes penitenciários, que estão sendo afastados por determinação da Procuradoria Regional do Trabalho, para que seja feita a contratação de concursados.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos