Parte do jogo

Inconformado com a série de vaias iniciada na abertura dos jogos Pan-americanos, à qual não soube reagir adequadamente, com galhardia, Lula não esperava recebê-las no Nordeste, seu destino preferencial desde que se iniciou a presente onda de manifestações de insatisfação com o desempenho da administração federal, da qual ele é o ícone maior. Lula acusou o golpe nesta terça-feira, em Cuiabá (MT), quando disse aos que "querem brincar com a democracia" que "ninguém neste país sabe colocar mais gente nas ruas do que eu".

Lula afirma não ter medo de vaias, mas o fato é que sua reação, em um discurso de dez minutos acerca do tema, demonstra que esse tipo de manifestação popular é demais para sua onipotência. O presidente não está acostumado com o contraditório, e não há nada mais adverso do que apupos. Lula sofisma a respeito do sentido de democracia, que pressupõe a livre manifestação de opiniões, e exercer esse direito não é brincar com a democracia.

Quem tem feito pouco da democracia são nossos insignes parlamentares, que, exceções de praxe, não honram seus mandatos, e participam ativamente do aparelhamento das empresas estatais e dos órgãos de Estado; são culpados em primeira e última instância pela falência dos serviços públicos. Os protestos dirigidos a Lula valem para todos os que conduziram o Brasil ao presente caos, não só nesta administração. Mas ele é a bola da vez, são dele os auxiliares trapalhões que não souberam – e não sabem – dar cabo da situação.

É mesmo de se vaiar ministros que anunciam um novo aeroporto para São Paulo há dez dias, desmentem a informação na manhã de terça-feira e a reafirmam ao cair da tarde, como fez a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, desobedecendo ao presidente, que determinara a exclusividade do ministro da Defesa para falar a respeito desta questão.

Certos estavam os céticos, que viram com ressalvas aquele intempestivo anúncio da apresentação, em noventa dias, dos planos para a construção do novo aeroporto, e convém manter a atitude descrente porque, ao que se ouviu de especialistas, a terceira pista do aeroporto de Guarulhos não será tudo isso que se espera. A eventual nova pista será tão ou mais curta do que a principal de Congonhas, terá entre 1.800 e 2.000 metros de extensão e, pasmem, não poderá operar simultaneamente às duas já existentes, porque estará situada à esquerda delas onde há, mais adiante, a serra da Cantareira, o que obrigará os aviões que decolam a fazer uma curva à direita, interferindo com o tráfego das pistas originais.

Na linha das providências impensadas, está ainda a venda de parte do capital da Infraero, mantendo-se o controle com o governo federal. A ninguém ocorreu que eventuais investidores pensarão mais de duas vezes para adquirir ações de uma empresa acusada de corrupção, com nada menos do que oitenta processos na Controladoria Geral da União (CGU), o que sugere a existência, com o perdão do termo, de uma verdadeira caixa-preta. Não é difícil imaginar o eventual passivo que poderá surgir se e quando for feita uma investigação séria na estatal. Se o Congresso, democraticamente, permitir.

Talvez a moda das vaias ao presidente seja passageira, ações orquestradas, como uns gostam de dizer, armação da imprensa e das elites, mas não convém acreditar nisso, porque a incúria na administração dos problemas nacionais tende a continuar pondo à prova a paciência dos que podem e devem protestar.

O caminho até o exercício mais pleno possível da cidadania passa obrigatoriamente pelos protestos, em suas mais variadas formas, entre elas as vaias. Fazem parte do jogo, assim como aplausos ou como ganhar e perder.

Luiz Leitão
luizleitao@ebb.com.br

Veja Mais

Cuidado com a dengue!

Com o verão, o receio de outra epidemia da dengue voltou a inquietar a mente de autoridades sanitárias e do...

A vez agora é dos gatos

A cachorrada ainda toma conta dos lares brasileiros! Hoje os cães de estimação compõem uma população de aproximadamente 67,8 milhões...

Deixe um comentário

Vídeos