Mais de 300 conselheiros escolares iniciam capacitação nesta segunda

Cerca de 316 conselheiros escolares eleitos para o biênio 2007/2009 nas escolas pertencentes as 5ª, 7ª e 14ª Coordenadorias de Ensino, com sedes em Arapiraca, União dos Palmares e Maceió, respectivamente, participam, a partir desta segunda-feira, de mais uma capacitação.

A atividade envolverá quatro conselheiros de cada escola, entre os quais o presidente do Conselho Escolar, o tesoureiro e um representante dos segmentos pais e alunos. A formação será desenvolvida no horário das 9h às 17h.

Para os conselheiros da 14ª CES, a formação tem início nesta segunda-feira e vai até a quarta-feira. Já na 5ª Coordenadoria, começa na terça-feira e estende até a quinta-feira. Os conselheiros da 14ª começam a receber a capacitação também nesta segunda-feira e concluem o processo no dia 22 (quarta-feira).

Competências

No primeiro dia da capacitação serão discutidas as competências, as atribuições e os objetivos dos Conselhos Escolares. O segundo dia está reservado ao planejamento da escola, a execução da alimentação escolar e a aplicação de recursos financeiros que são administrados pela unidade de ensino. O terceiro dia se destina à prestação de contas dos recursos do Programa de Alimentação Escolar (PAE) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Para a diretora de Gestão Escolar da Superintendência de Gestão do Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SUGESE/SEE), Maridalva Santos, esta capacitação é o primeiro passo para que os conselheiros possam otimizar a atuação deles.

“Eles são co-responsáveis pela gestão da unidade escolar junto com a direção. O processo de capacitação dos conselheiros de todas as Coordenadorias de Ensino começou em 18 de julho (4ª CES) e estende até o dia 6 de setembro (13ª CES)”.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos