Prefeitura lança ‘Maceió Tira de Letra’

O programa Maceió Tira de Letra, que deve alfabetizar 36 mil jovens nos próximos quatro anos, foi lançado nesta quarta-feira, no Hotel Ritz pelo prefeito Cícero Almeida.

Acompanhado do secretário de Educação do município, Tadeu Lira, além de outros secretários municipais, o prefeito realizou a formação simbólica dos alfabetizadores do programa.“A atual realidade impõe às instituições governamentais e não-governamentais a implementação de políticas voltadas para a inclusão social, promoção da cidadania e redução do analfabetismo de jovens e adultos que não tiveram acesso ou possibilidade de permanecer na escola”, afirmou.

Durante a solenidade, Tadeu Lira destacou as metas do Maceió Tira de Letra, que promete alfabetizar 9 mil jovens por ano até 2010. Para atingir esse objetivo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) formou 450 alfabetizadores para dar aulas aos alunos.

Além disso, serão indicados 22 coordenadores de turmas. “Eu costumo dizer que o ‘Maceió Tira de Letra’ é o viaduto social da administração do prefeito Cícero Almeida”, avalia o secretário de Educação.

Para viabilizar o programa, a Semed firmou um convênio com o Ministério da Educação no valor de R$ 3 milhões, sendo que R$ 1,5 milhão já foi liberado e o restante para as próximas semanas.

AÇÕES SOCIAIS

Ainda de acordo com o secretário de Educação, o programa também englobará ações sociais entre os alunos, como a distribuição de óculos e a expedição de documentos, além de cursos de capacitação em culinária e turismo. Ainda de acordo com Tadeu Lira, a meta é reduzir o índice de analfabetos em Maceió de 16,5% para 10%, ficando abaixo até mesmo da média nacional, que é de 11%.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos