Sem professores, alunos podem perder ano letivo na Uneal

Sionelly Leite/Alagoas24horasProfessor Luiz Gomes denuncia descaso na educação superior do Estado

Professor Luiz Gomes denuncia descaso na educação superior do Estado

O Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Alagoas (Sindfunesa), apoiados pelos estudantes e servidores da instituição realizam na manhã de hoje um protesto para chamar a atenção da sociedade para o “descaso com o qual o governo vem tratando a instituição”, conforme afirma o presidente do sindicato, Luis Gomes.

A concentração da manifestação acontece, neste momento, na Praça D. Pedro II, onde os servidores realizarão ato público e seguirão em passeata pelas ruas da cidade, com destino ao Palácio República dos Palmares e à Associação Comercial, onde serão recebidos por uma comissão de deputados.

Segundo Luís Gomes, constam das reivindicações a aquisição de livros, laboratórios de pesquisa, além de reforma das instalações existentes e prazo para a entrega do campus de Palmeira dos Índios.

Gomes afirma, ainda, que os professores exigem o aumento da carga horária de 20h para 40h, com atividades de pesquisa e extensão. Atualmente, segundo dados fornecidos pelo sindicalista, dos 215 professores, apenas metade cumpre carga de 40h.

Outro grave problema enfrentado pela instituição é a carência de professores, que atualmente chega a 70 profissionais. “Precisamos da realização imediata de um concurso público para contratação de docentes. Em alguns cursos, os alunos que deveriam concluir o curso neste semestre estão com a formatura ameaçada devido à carência de professores nas disciplinas de química, matemática e biologia”, explica Gomes.

Os sindicalistas afirmam que os docentes da Uneal não recebem reajuste há três anos e que vários profissionais já começam a deixar a instituição devido aos baixos salários. “Atualmente, um professor com 20h recebe R$ 1.650,00, remuneração que está muito aquém do valor pago a professores em outras instituições”, avalia.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos