Alagoas 24 Horas é tema de debate na Universidade Federal de Alagoas

Assessoria ComultiLuis Vilar fala sobre o Alagoas 24 Horas para os estudantes de comunicação

Luis Vilar fala sobre o Alagoas 24 Horas para os estudantes de comunicação

A Agência de Notícias Alagoas 24 Horas foi tema de debate sobre webjornalismo e comunicação digital em evento realizado pelo Grupo de Comunicação Multimidiática, ligado ao Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O site foi representado pelo jornalista Luis Vilar.

O encontro ocorreu nos dias 21 e 22 deste mês. A palestra de Luis Vilar foi direcionada a uma análise das mudanças sofridas pelo mercado jornalístico após o surgimento das agências online de notícias em Alagoas. Além disto, foi debatido com os estudantes e profissionais da área a função social e o alcance do webjornalismo.

Vilar destacou o webjornalismo como um fenômeno da pós-modernidade que insere a sociedade como co-autora no processo de formação de opinião devido à forte interatividade. “Este é apenas um dos pontos importantes. Um outro lance que deve ser ressaltado é o fato do webjornalismo trazer mudanças no veículo impresso, entre elas a necessidade de um jornalismo mais analítico”, expôs Luis Vilar.

“Muita gente indaga aos webjornalistas, até mesmo pelo contato que tenho tido com os estudantes, sobre a possibilidade do fim do impresso. Eu não acredito nisto. Acho que é uma discussão parecida com o futuro do rádio diante do aparecimento da televisão. O webjornalismo vai possibilitar mudanças, mas o impresso há de continuar existindo, até porque as agências de notícias, pelo enfoque no factual, é um tanto quanto superficial e extremamente direta”, salientou.

O jornalista enfatizou ainda a inserção do Alagoas 24 Horas no mercado jornalístico. Conforme dados oficiais, o site possui hoje uma média de 25 mil acessos diários em menos de três anos. “O Alagoas 24 Horas ainda fomentou o mercado, o que mostra algo importante para os estudantes. Diante de uma iniciativa, diante do fazer diferente, não existe mercado estático. Há sempre espaço para o empreendedorismo”, salientou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos