Deputados recebem grupo de professores e alunos da Uneal

A Assembléia Legislativa fará a mediação nas negociações entre o governo e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Na tarde de hoje, uma comissão composta por professores e alunos da instituição de ensino esteve reunida com os deputados para pedir o apoio da Casa neste sentido.

Após ouvir o pleito da comissão, o vice-presidente da ALE, deputado Alberto Sextafeira (PSB), se comprometeu em fazer a interlocução entre o reitor da Uneal, Dárcio Rocha; o secretário de Educação, Fábio Farias; o secretário de Gestão pública, Adriano Soares; e o vice-governador de Alagoas, José Wanderley Neto (PMDB). Essa proposta foi feita pelo deputado Fernando Toledo (PSDB), que já vem engajado ao movimento.

Sextafeira disse que vai tentar agendar a reunião para a próxima quarta-feira (29), data em que o Sindicato dos Professores da Uneal terá uma audiência com o secretário Adriano Soares. “Durante essa reunião vamos tentar formar um grupo de trabalho para listar as reivindicações de maior urgência”, disse Sextafeira. O deputado socialista sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Uneal, a proposta foi aceita de imediato pelos presentes. “Com a criação dessa frente, os deputados poderiam fazer inspeção in loco, produzir um relatório sobre todos os problemas enfrentados pela instituição”, ressaltou Sextafeira.

Além desta proposta, o deputado Marcos Ferreira (PMN) sugeriu aos professores que juntassem todas as reivindicações ao orçamento da Uneal para o exercício financeiro de 2008. “A Lei Orçamentária Anual para 2008 será encaminhada a esta Casa até o próximo dia 15 de janeiro. Por isso, é importante que vocês encaminhem essa pauta de reivindicações para ser incluída no orçamento do Estado”, sugeriu Ferreira.

O presidente do Sinduneal, professor Luiz Gomes agradeceu o apoio dos deputados ao movimento e disse que a achou “bastante simpática” a idéia da criação da Frente parlamentar em Defesa da Uneal. “Era exatamente isso que nós esperávamos ouvir dos deputados. Essa disposição de mediar uma interlocução entre nós e o governo. Reconhecendo a importância social da Uneal para o desenvolvimento do Estado”, disse o professor Luizinho, como é mais conhecido.

Entre as reivindicações dos professores e estudantes da Uneal estão o aumento da carga horária dos professores de 20 para 40 horas, realização de concurso público, reposição salarial de 16,85% nos vencimentos dos professores e funcionários, revisão do Plano de Cargos e Carreiras (PCCs) dos professores, incorporando a progressão horizontal, entre outras medidas.

A reunião também contou com a participação dos deputados Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), Cáthia Lisboa Freitas (PMN), Flávia Cavalcante (PMDB), Rui Palmeira (PR) e Judson Cabral (PT). A proposta da audiência entre a comunidade acadêmica e Assembléia Legislativa foi do deputado Paulão.

Fonte: ALE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos