Seminário debate Piscicultura em Alagoas

Cerca de 500 pessoas entre piscicultores, técnicos, professores e estudantes estarão participando, entre os dias 10 e 12 de setembro, em Penedo, do II Seminário da Piscicultura Alagoana.

O evento tem como objetivo discutir avanços perspectivas da piscicultura no estado, além de capacitar os participantes por meio da discussão dos principais temas da aqüicultura, o que vai contribuir para a consolidação da atividade de forma sustentável no Baixo São Francisco.

Durante o evento, o meio ambiente, a organização de produtores, a produção aqüícola e o processamento de pescado serão temas de debates e discussões com especialistas de várias instituições de pesquisa e ensino de todo o país.

Além disso, haverá exposição de painéis científicos, onde os estudantes de instituições de ensino superior e pesquisa da região apresentarão seus trabalhos. Os melhores serão premiados.

Para o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, o seminário é mais uma oportunidade para troca de experiências, além de debates de problemas e soluções. “Nos últimos três anos, a região do Baixo São Francisco passou por grandes transformações, devido ao desenvolvimento da piscicultura. Para que o setor continue crescendo, é preciso investir em conhecimento”, afirma Vieira.

O seminário é uma realização da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), do Sebrae em Alagoas, da Universidade Federal de Alagoas, da Câmara Setorial de Piscicultores do Baixo São Francisco, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca do governo federal, com o apoio Sescoop/AL, Banco do Brasil, Protéica Alimentos Ltda, Fapeal e prefeitura de Penedo.

O evento será realizado no Teatro 7 de Setembro, em Penedo. As inscrições seguem até o dia 6 de setembro ao custo de R$ 10,00 para estudantes e R$ 20,00 para profissionais. Mais informações pelo telefone (82) 3551-2570.

APL Piscicultura

O APL Piscicultura no Delta do São Francisco envolve 15 municípios do Baixo São Francisco Alagoano nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Alto Sertão de Alagoas: Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Pão de Açúcar, Piranhas, Traipú, Belo Monte, São Brás, Porto Real do Colégio, Igreja Nova, São Sebastião, Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Coruripe e Jequiá da Praia.

Hoje, o arranjo reúne 287 piscicultores, distribuídos em 17 grupos associativos, com uma produção de 2.797,4 toneladas de peixe/ano, segundo dados do relatório final da pesquisa de avaliação de resultados, de agosto de 2006.

Fonte: Sebrae-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos